sábado, 28 de abril de 2012

ITÁLIA – ROMA – PIAZZA NAVONA, CASTEL SANT´ANGELO





A Piazza Navona é uma das mais célebres e bonitas praças do estilo barroco do mundo e é onde está localizada a sede da embaixada brasileira na capital italiana.

A Piazza já albergou o mercado da cidade entre os séculos XV e XIX. Posteriormente, o mercado  foi transferido para o Campo de´ Fiori

No seu centro está localizada a Fontana dei Quattro Fiumi, ao centro e representa os quatro continentes do mundo, cortados pelos seus principais rios, Nilo, Ganges, Prata e Danúbio. É também nessa praça que está localizada a famosa Fontana di Nettuno e a Fontana di Moro




 
Além disso, é utilizada para diversas manifestações artísticas e existem deliciosos cafés espalhados à sua volta. Sei que é difícil escolher, mas este lugar merece que você sente, delicie um bom "espresso" aproveitando para observar as peculiaridades do local e as belíssimas telas expostas pelos artistas locais

Quase do outro lado da cidade, bem longe da Piazza Navona e bem próximo ao Vaticano, encontra-se o Castel Sant´Angelo também conhecido como Mausoléu de Adriano diante da Ponte Sant´Angelo que cruza o Rio Tibre.

O Castelo teve a sua construção iniciada pelo Imperador Adriano, no ano de 123 d.C. para servir como mausoléu pessoal e familiar.

sábado, 21 de abril de 2012

ITÁLIA – ROMA – CAMPIDOGLIO, MONUMENTO A VITTORIO EMANUELE II E FORO TRAIANO


 
O Campidoglio (ou capitólio) é uma das sete colinas de Roma, uma mais baixa de todas. Quando os gauleses invadiram Roma, o Campidoglio foi o único local não capturado pelos bárbaros.

Dentre as diversas histórias interessantes, foi no Campidoglio que Brutus se refugiou ao assassinar César.




Entre 1536-1546, Michelangelo redesenhou a praça a pedido do Papa Paulo III, que foi completada por outros artistas somente no século XVII e ainda hoje é composta pelos três palácios (que viraram museus e sede da Prefeitura).


Muito pomposo é o Monumento a Vittorio Emanuele II, construído em homenagem ao primeiro Rei do país unificado.

O monumento é feito de puro mármore branco, com uma majestosa escadaria, colunas coríntias, fontes e um monumento a Vittorio Emanuele.

 




A base abriga o museu da Unificação Italiana. Ainda na entrada, o monumento ao soldado desconhecido é guardado 24 horas por soldados italianos.

Este monumento criou, desde o início, grande controvérsia entre os italianos pois significou a destruição de grande área do Monte Capitolino e de restos medievais.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

ITÁLIA – ROMA – PALATINO E FORO ROMANO



Tanto o Palatino quanto o Foro Romano tem uma entrada conjunta e estão localizados entre o Arco di Constantino e o Circo Massimo, com entrada bem próxima ao Coliseu.







De acordo com escavações feitas no local, pode-se chegar a conclusão que o Palatino pode ser a origem da cidade de Roma.

A colina baixa é o ponto principal do Palatino e onde é possível ver os restos dos palácios e casa de Augusto, Tibério e Calígula.

sábado, 14 de abril de 2012

ITÁLIA – ROMA – COLISEU E ARCO DI CONSTANTINO



A nossa viagem à Roma começou em alto estilo. Para mim não havia outro lugar para começar a viagem a não ser O COLISEU.

E é impressionante sair da estação de metrô Colosseo e dar de frente com essa obra fantástica e escolhido como uma das sete maravilhas do mundo moderno.












O Coliseu é realmente fantástico e não tem como não se maravilhar com essa impressionante estrutura romana e com a sua grandiosidade física e histórica.

Após apreciar esse monumento aproveitamos e tirarmos muitas fotos, ficamos realmente felizes por termos comprado o Roma Pass, pois a fila para entrar é muito grande.

Por dentro, o Coliseu também é fantástico. É impossível não imaginar os combates ocorridos no Anfiteatro Flaviano e não tirar milhares de fotos imaginando as cenas do filme “Gladiador”.


segunda-feira, 9 de abril de 2012

VALE À PENA COMPRAR O ROMA PASS?


Vale à pena comprar o Roma Pass? Vamos aos fatos.

O Roma Pass é um cartão magnético que tem o custo de 25 euros e tem como principais características: (i) fornecer ao portador a possibilidade de utilizar o transporte público da cidade por três dias, contados da data de validação do cartão bem como (ii) permitir gratuitamente e sem fila a entrada em dois museus e sítios arqueológicos, incluindo o Coliseu (a entrada para o Palatino e Foro Romano está incluído no preço do Coliseu). Para os demais sítios arqueológicos e museus, o Roma Pass não proporciona um desconto no ingresso.
Para quem viaja para a capital italiana no verão, as filas de espera para comprar o ingresso e entrar no Coliseu podem demorar até 2 horas. Em nossa opinião, uma viagem internacional onde o tempo é sempre escasso, qualquer tempo ganho em filas é sempre muito bem vindo.
Além disso, a fila do Palatino/Foro Romano também pode fazer com que você perca um precioso tempo na viagem.

terça-feira, 3 de abril de 2012

RESTAURANTES EM SÃO PAULO – MAMARANA




No ultimo domingo aproveitamos a temperatura agradável para fazer um almoço tipicamente italiano. Para tanto, decidimos almoçar no delicioso Mamarana (http://mamarana.com/mamarana/mamarana_cantina_e_rotisseria.html), localizado na Rua Pará, 196, no coração do bairro de Higienópolis.

Chegamos por volta das 13 horas e o restaurante estava razoavelmente cheio. Aliás, essa é uma dica importante para qualquer pessoa que pretende almoçar (ou jantar) em São Paulo sem pegar aquelas longas filas de espera...chegue cedo, ou melhor, antes das 14 horas.



Ao entrarmos no restaurante uma coisa nos chamou muito a atenção, a simpatia dos garçons. Ficamos impressionados com a cordialidade. Essa ótima impressão foi mantida durante todo o almoço. O restaurante é conhecido reduto de artistas de teatro, portanto, não se espante caso encontre com algum dele por lá.


A cantina é também muito bem decorado. A entrada é deliciosa com uma boa variedade de pães e torradas quentinhas que comemos rezando...e com uma deliciosa sardela, com patê de ricota e com manteiga.