domingo, 6 de janeiro de 2013

DEUTSCHE BAHN – COMO COMPRAR A PASSAGEM PELA INTERNET E COM QUAL ANTECEDENCIA

Cada viagem para a Europa requer pesquisas intensas sobre os mais variados temas. Desde a escolha do destino e da melhor época para viajar (e a compatibilidade com as férias e folgas do trabalho), passando pelas formas de estadia e meios de locomoção entre as cidades (quando a viagem comportar mais do que um destino).
Nessa última categoria (meio de transporte) a escolha não é a mais óbvia possível e depende muito do destino, tempo e dinheiro...
No planejamento de viagem que estou fazendo para março e abril e após a coleta de diversas dicas em outros sites de viagem e pelas ótimas recomendações, optamos por fazer a rota entre Berlim e Praga de trem pela Deutsche Bahn (DB), companhia ferroviária alemã considerada uma das melhores da Europa.
Apesar de já ter comprado as passagens aéreas algum tempo (com a utilização dos pontos obtidos em programas de milhagem), somente hoje consegui comprar os bilhetes de trem e, portanto, seguem algumas dicas para a realização da compra.
ANTECEDÊNCIA
A compra dos bilhetes pela internet poderá ocorrer com uma antecedência máxima de 90 dias da data da viagem, ou seja, se você pretende viajar no dia 03 de abril poderá comprar o seu bilhete a partir do dia 03 de janeiro no site da companhia: http://www.bahn.de/i/view/USA/en/index.shtml
Apesar de ser possível comprar os bilhetes em períodos mais curtos, fui aconselhado por diversos conhecidos a comprar com a maior antecedência possível para conseguir obter os melhores descontos. E realmente eles estavam certos. Consegui emitir um bilhete para viajar na primeira classe no trecho Berlim – Praga por 49 euros. Este preço é inferior ao da segunda classe quando adquirido de ultima hora. Bom, vamos ver como se faz a compra do bilhete:
COMPRANDO O BILHETE
O site da DB é bastante simples. Primeiramente, coloque no canto superior esquerdo a cidade de origem, a de destino, escolha se você pretende fazer uma viagem somente de ida ou de ida e volta, a data e hora da viagem.
A próxima tela trará as informações dos trens mais próximos do horário selecionado para a partida do trem bem como os valores das passagens. Os valores constantes nessa tela é para um adulto em segunda classe. Caso você esteja viajando em mais pessoas ou pretenda viajar em primeira classe, você deve clicar em “new query”, alterando as informações em “travellers”. Após decidir qual o trem que pretende viajar clique em “purchase”.

 
Uma nova tela se abrirá contendo as informações para a viagem de primeira e de segunda classe. Você deverá selecionar qual a viagem que pretende fazer e clicar em “continue”.

Na próxima tela você poderá fazer o login (caso já possua), criar um login (caso tenha interesse) ou fazer uma compra avulsa. Nessa ultima opção, você não poderá comprar bilhete para terceiros.
Caso opte pela compra sem o registro, você ainda poderá escolher se pretende fazer a reserva de assentos ou não. Caso queira fazer a reserva você pagará 4 euros por reserva e poderá escolher entre o corredor ou janela e qual a posição do seu acompanhante, caso esteja viajando com um.

Na próxima tela, você deve escolher se pretende fazer o seguro-viagem ao custo de 6 euros e se pretende ou não reservar um hotel pelo site da companhia ferroviária
Você deve escolher o documento de identificação abaixo. Este documento deverá ser apresentado durante a viagem de trem.
Para nós, brasileiros, podemos escolher entre o BahnCard (caso você queira fazer um) ou o cartão de crédito.
Além disso, preencha os seus dados pessoais e os termos de compra.
Após, escolha a forma de pagamento e “voila”, o seu bilhete será gerado imediatamente e poderá ser impresso. Além disso, a reserva será enviada por e-mail.

Nenhum comentário:

Postar um comentário