sábado, 12 de dezembro de 2015

ILHA DE PASCOA - MOAIS

 
A Ilha de Páscoa é um lugar muito especial e cheio de mistérios. Teorias não faltam, mas poucos sabem o que realmente aconteceu ali no passado.



Grande parte desse mistério está ligado com a construção dos “moais” (aquelas esculturas gigantes que parecem homens) e ainda mais com a forma com que os Rapa Nui locomoviam os pesados moais por toda ilha de Páscoa.



 
Uma coisa é certa, os moais eram feitos todos em um mesmo lugar e dali eram levados para a ilha. No início, ainda pequenos, com pouco mais de um metro e meio. Com o tempo, as ordens eram para que os moais fossem feitos cada vez maiores, ao ponto do último moai ter aproximadamente 21 metros.



Reza a lenda que os mais fortes e importantes Rapa Nui ficavam eternizados em moais e que eles deveriam ser colocados por toda a ilha para protegê-la.



 
Quando os Rapa Nui terminavam os moais, ele era levantado por cordas e colocado em cima de uma roldana, dali, era levado para qualquer lugar da ilha. Por serem pesados, alguns quebravam quando colocados em cima das roldanas e outros caiam na descida do vulcão.



Mas reza a lenda que a maior parte dos moais quebrados não se deve ao peso ou à forma de carrega-las, mas sim pelas guerras que aconteciam entre as diferentes tribos da ilha, a última delas praticamente dizimou a população rapa nui.





 


Bom, essa é uma das teorias da ilha com relação aos moais. Mas hoje, nos resta imaginar com o ocorrido apreciando a beleza dessa ilha fantástica!







 
Infelizmente o nosso tempo no hotel era bastante curto e por isso não conseguimos explorar o hotel, mas recomendo fortemente para quem estiver aguardando alguma conexão em Santiago.


Nenhum comentário:

Postar um comentário