terça-feira, 9 de setembro de 2014

ATITUDE LAMENTÁVEL DA LAN NO VOO PAPEETE - SANTIAGO

Apesar dos voos serem ótimos, ocorreu um absurdo no nosso voo de Papeete (Taiti) para Santiago com a Lan.

O voo LA836 estava marcado para sair de Papeete às 2:05 da manhã do dia 02 de setembro. Ao chegarmos ao aeroporto, vindos de Bora Bora, por volta das 20h00, fomos informados que o vôo atrasaria e a nova previsão para saída era às 4:30. Até aí, tudo bem, atrasos acontecem.

Na Polinésia Francesa existe uma checagem prévia de que o passageiro está no voo, feita pela polícia local, antes do check-in realizado pela companhia aérea.

Essa fiscalização começa exatamente 3 horas antes do voo (ou seja, à 1:30, três horas do novo horário agendado) e após a checagem o passageiro é conduzido para a fila de check-in. Passado esse “pré-check-in” formamos a fila no guichê indicado.

Ou seja, por volta da 1:40 estávamos na fila do check-in. Ocorre que o guichê da Lan só abriu às 2:40, nos deixando mais de uma hora em pé, aguardando para sermos atendidos. Eu sei que em muitos países (inclusive no Brasil), o check-in de voos internacionais começa duas horas antes do voo, e em outros países esse prazo é ainda menor, mas não é o caso da Polinésia, tanto que os policiais chegaram para o pré-check in 3 horas antes do voo.

Esse fato foi extremamente desagradável, ainda mais levando-se em consideração que todos já estavam no aeroporto havia muito tempo (por conta do atraso de mais de duas horas do voo), e ainda fomos obrigados a ficar uma hora em pé aguardando a abertura dos guiches da Lan.

Bom, check in realizado, passamos pela imigração, fomos para o Duty Free e finalmente para a sala de embarque. Como percebemos que o embarque não começava (e já era 4:00 da manhã) começamos a questionar os funcionários que estavam na sala de embarque (este era o único voo que ocorreria naquela madrugada). Obviamente ninguém soube dar informação. Por volta das 4:30 uma funcionária anunciou no alto falante que o nosso vôo tinha sido cancelado, o que ninguém entendeu, pois a aeronave estava no páteo e a tripulação estava no aeroporto. Após muita, mas MUITA indignação e pedidos de esclarecimentos, a funcionária disse que a gerente local da Lan nos daria maiores informações.

A gerente em terra é a senhora Movita Vairaa que em um primeiro momento somente nos informou que o vôo havia sido cancelado e que não sabiam quando o próximo vôo partiria. Ficamos todos revoltados, primeiro com a falta de informação, e depois com a falta de respeito.

Após muito bate-boca ela disse que o vôo sairia às 17 horas e que não tinha informações sobre o motivo do cancelamento. Um absurdo! Já havia lido relatos semelhantes, de que esse voo é constantemente cancelado pela Lan, sem mais nem menos, mas sinceramente nunca imaginei que passaria por isso.

Pior, tivemos que sair da área de embarque e ficar no lobby do aeroporto (e ter a saída do país anulada. Já passei por situação parecida com a Air France e todas as vezes que apresentava o meu passaporte para entrar em outros países era questionado sobre a razão do cancelamento da saída do país, ou seja, já sei que terei o mesmo dissabor, diversas vezes, nas próximas vezes que sair do país...)



Como trabalhei como advogado de companhias aéreas internacionais e conheço bem as leis internacionais de aviação, e considerando o atraso de 15 horas, solicitei informações sobre o hotel que eles pretendiam nos acomodar e as refeições que poderíamos fazer (Notem que essa é uma convenção internacional que as companhias aéreas devem seguir). Pasmem, ela nos disse que não estava autorizada a nos fornecer qualquer refeição e nenhuma hospedagem. De nada adiantaram as minhas alegações e a dos demais passageiros. Tivemos que ficar no aeroporto em uma situação lastimável, sem hotel, sem refeição, sem nenhum auxilio. A maioria dos passageiros dormiu no chão, pois até cadeiras são escassas no lobby do aeroporto.

Após muita briga, consegui que ela fizesse uma carta informando o atraso do voo (por motivos operacionais) das 2h00 para as 17h55, e que eles não reembolsariam nenhum gasto que tivemos em razão do atraso.

Havia programado a minha volta com um dia livre em Santiago, que perdi. Fui informado no check in é que não seria necessario alterar o meu ultimo voo, para Guarulhos, pois chegaria em Santiago em tempo. Informei que tinha deixado um dia para passear em Santiago e solicitei providencias a respeito, porém, sem exito.

O voo saiu de Pappete às 17:55 do dia 02 de setembro com todos os passageiros exaustos, sujos, com muito sono e com muita fome e sem nenhum apoio da Lan.

Ou seja, perdi uma noite de sono, um dia em Santiago, não me pagaram hotel, refeição, nada, não deram satisfação!

Situação e atitude lastimável da empresa que foi considerada a melhor companhia aérea da América do Sul!





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