quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

ORGANIZANDO UMA VIAGEM (BARATA) AO EXTERIOR

Em tempo de real valorizado em relação ao dólar e ao euro, viajar para o exterior se tornou um sonho possível para quase todo brasileiro. Isto mesmo, não é necessário nascer em berço esplêndido, mas somente fazer uma boa programação.
ÉPOCA DO ANO
O primeiro ponto para escolher qualquer viagem ao exterior (e nacional também) é a época do ano em que se pretende viajar, afinal de contas, não é novidade para ninguém que o período de férias (julho-agosto e dezembro-janeiro) bem como feriados prolongados tende a ter um preço mais caro tanto na passagem aérea, quanto no hotel, restaurante, passeios, etc.
Assim, sempre que possível programar a viagem, a compra fora desses períodos representará uma boa economia.
Se não for possível, a compra antecipada de passagens aéreas e reserva de hotéis auxiliará na reserva por um preço mais acessível.

COMPRA DA PASSAGEM AÉREA
A sistemática da venda de passagens aéreas pelas empresas é simples. Primeiro, a empresa deve arcar com os custos dos vôos e depois obter lucro com a venda das passagens.
Daí a razão pela qual a compra antecipada (de 3 a 6 meses em viagens internacionais) pode gerar uma boa economia, afinal, o objetivo primordial é arcar com os custos do vôo.
Além de antecedência, a pesquisa em diversas companhias aéreas ajuda a reduzir o preço. Hoje em dia, diversos sites fazem a busca nas principais companhias aéreas. Para vôos na América do Sul, eu costumo efetuar a pesquisa nos sites da Decolar (www.decolar.com.br) e no Submarino Viagens (http://www.submarinoviagens.com.br/passagens-aereas.aspx).
Para vôos na Europa, além dos sites mencionados acima, uma dica interessante é o site do e-dreams (http://www.edreams.pt/). Para vôos internos na Europa (e caso você não tenha muita bagagem) é conveniente analisar também os sites da Ryanair  (http://www.ryanair.com/pt), Easyjet (http://www.easyjet.com/asp/PT/Reservar/index.asp?lang=pt) e Air Berlin (http://www.airberlin.com/site/start.php?LANG=por&MARKT=BR) .
Para vôos nos Estados Unidos, a minha favorita é a Jetblue (www.jetblue.com)
ACOMODAÇÕES
Minha esposa e eu não fazemos muita (ou melhor nenhuma) questão de ficar em hotéis caros, pelo contrário, vibramos quando conseguimos algum hotel por um preço interessante.
Um dos nossos favoritos (especialmente na América do Sul são os quartos privativos com banheiro individuais da Hostelling International (http://www.hihostels.com/). É possível ficar em qualquer cidade da América do Sul por preços inferiores a USD 50, com direito a café da manhã.
Na Europa, o site http://www.hostelsclub.com/index-pg.html faz uma busca interessante nos principais Hostels. Outro site interessante para obter informações sobre hotéis (restaurantes, passeios, etc) é o Trip Advisor (http://www.tripadvisor.com/) e o Hoteis.com (www.hoteis.com).

Um comentário: