domingo, 17 de junho de 2012

PARAÍBA – CAMPINA GRANDE – O MAIOR SÃO JOÃO DO MUNDO

 
Não sou um dos maiores apreciadores de festas populares e quando minha esposa e eu decidimos visitar para a Paraíba em momento algum pensávamos em conhecer “O Maior São João do Mundo”.

Mas é impossível ficar alheio aos comentários de todos os moradores de João Pessoa e às maravilhas contadas pelos turistas que tinham ido à Campina Grande.

 
O fato é que no primeiro dia em que estávamos em João Pessoa já tínhamos a certeza de que tínhamos que conhecer “O Maior São João do Mundo”.

Bom, a verdade é que a curiosidade falou mais alto e rapidamente já tínhamos fechado a nossa ida à Campina Grande. E não nos arrependemos!

Chegando em Campina Grande fomos levados diretamente ao Sítio São João, um espaço muito interessante que retrata as antigas vilas do interior do Nordeste (e da Paraíba) e cria um clima muito agradável de festa junina do interior.



 
Musica de festas juninas, tapioca, churrasquinho regados a caldo de cana, cerveja e pinga animam a maravilhosa noite.

Já tínhamos sentido o delicioso clima da festa e estávamos plenamente satisfeitos, porém, o melhor ainda estava por vir.

 
O parque do povo é um local inteiramente diferente de tudo o que conhecíamos.

Desde uma loja especializada da havaianas com chinelos com tema especial para o São João de Campina Grande (cada ano as havaianas lançam um novo modelo para a festa)


A festa popular tem um clima familiar e muito propício para famílias inteiras. O parque é dividido em diversas ilhas de forró propositalmente localizadas no meio de diversos tipos de restaurantes. Alias, esse é outro ponto forte da festa. A variedade de restaurantes e bares ficam localizados no centro do parque do povo. Aliás, alguns dos melhores de João Pessoa (como o Tábua de Carne) e de Campina Grande (como o Bar do Cuzcuz) possuem espaço privilegiado na festa.


Mas a festa é democrática, além dos restaurantes e bares chiques existem diversas barraquinhas de cachorro quente e de churrasquinho.
Para os mais animados é possível aproveitar as diversas apresentações e shows de forró que duram até o amanhecer.
Além disso, a simpatia dos paraibanos foi outro ponto destacado da festa.
Tínhamos pouca expectativa mas saímos maravilhados e com vontade de voltarmos no próximo ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário