sexta-feira, 22 de outubro de 2010

MARANHÃO – SÃO LUIS



Muitas vezes tenho que ir à São Luis à trabalho. Infelizmente não posso aproveitar o tempo para ir até Alcântara e especialmente aos Lençóis Maranhenses, mas a oportunidade de estar em São Luis é sempre muito gratificante.
Admito que não antes das viagens à trabalho eu sabia muito do lugar e os poucos conhecidos tinham ido à capital maranhense me trouxeram informações desencontradas, mas estar em uma das três capitais localizadas em um ilha (juntamente com Florianópolis e Vitória) e por se a única capital brasileira fundada por franceses me trouxeram muita ansiedade.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

BOTECOS DE SÃO PAULO - BAR DO LUIZ FERNANDES

Quando alguém lhe chamar para ir ao Bar do Luiz, você pode perguntar: Por que ir a um bar que fica tão longe para ir a um boteco? Basta entrar no site do boteco para essa dúvida ficar ainda maior, afinal, o Bar não tem uma mega decoração.
Mas, basta chegar ao local para que todas as suas dúvidas sejam sanadas. A cerveja sempre estupidamente gelada e as delícias da cozinha fazem com que esse boteco seja um dos mais concorridos da Zona Norte. E não poderia ser para menos, além da deliciosa bolinha de carne e surpresa da Dona Idalina, o bolinho de bacalhau é divino. Bom, não deve ser por outra razão que o Bar do Luiz está sempre entre os favoritos para ganhar o Boteco Bohemia. Aliás, é até difícil saber o que é mais gostoso.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Restaurantes de São Paulo - Capim Santo



Na última semana retornamos a um restaurante que muito nos agrada, o Capim Santo (www.capimsanto.com.br), localizado no Jardim (Al. Rocha Azevedo, 471, Jardins) e a pouco mais de dois quarteirões da Avenida Paulista. A filial paulistana deste famoso restaurante de baiano de Trancoso é muito bonita. O ambiente é muito agradável e arborizado, o que é uma raridade, especialmente com a proximidade do coração financeiro de São Paulo.

domingo, 17 de outubro de 2010

RIO GRANDE DO NORTE – PRAIA DA PIPA



O nosso último dia no Rio Grande do Norte estava rodeado de muita expectativa, afinal, era o dia da Praia da Pipa, mais famosa do litoral potiguar.
A nossa primeira surpresa foi saber que a Praia da Pipa não era uma praia e sim um complexo com 4 praias principais e outras secundárias (www.pipa.com.br) . Conhecemos três delas: 1) Cacimbinhas: com sua areia branca e rodeada por falésias fantásticas; 2) Praia do Madeiro – sem sombra de dúvidas o ponto alto da viagem.  O acesso é feito por meio de escadas, e bote escadas nisso. É necessário descer mais de 100 degraus até alcançar essa maravilha. E vale muito a pena. Uma das imagens mais marcantes da viagem, onde é possível fazer caminhada por areias brancas e fofas, aproveitar o mar que não é tão forte neste lugar ou, se preferir, ficar deitado em um quiosque torrando no sol e tomando água de coco. Fantástico! E para terminar; 3) Baia do Golfinho. Pegamos uma lancha e no meio do oceano é possível ver a maravilha dos golfinhos pulando. Além disso, o mergulho nesse santuário é quase obrigatório!

sábado, 16 de outubro de 2010

RIO GRANDE DO NORTE – LITORAL NORTE


Digamos que a minha esposa e eu não somos as pessoas mais corajosas do mundo, mas estávamos ansiosos pelo passeio de buggy pelas dunas potiguares.
Acordamos cedo e o buggueiro passou por volta das 8 da manhã. Diversos amigos já tinham feito esse trajeto e mencionado sobre a beleza do lugar, mas tenho que admitir que as minhas expectativas foram superadas. Que lugar fantástico! Genipabu é lindo! Quantas paisagens deslumbrantes...desde lagoas, passando por dromedários e terminando no lindo mar. O “skibunda” e a tirolesa são outras maravilhas que não podem ser perdidas.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

RIO GRANDE DO NORTE – LITORAL SUL E RESTAURANTE CAMARÕES




Nosso segundo dia no Rio Grande do Norte começou agitado.  Rumamos para o Litoral Sul para conhecer o maior cajueiro do mundo, localizado no município de Pirangi, município próximo de Natal.
Confesso que não tinha muito interesse em conhecer o cajueiro, mas até que é interessante, especialmente quando visto de cima (e só isso!)
Saindo de Pirangi, fomos passear de barco pelo litoral sul, passeio preferido da minha esposa. Além da vista maravilhosa do litoral potiguar, as piscinas naturais são maravilhosas e o passeio, imperdível!

terça-feira, 12 de outubro de 2010

RIO GRANDE DO NORTE - PUNAÚ E PEROBAS


Fazia um bom tempo que queríamos ir ao Rio Grande do Norte. Aproveitamos para viajar para lá com as milhas obtidas no programa TAM Fidelidade. Sou um assíduo frequentador do programa. Além de voar com certa frequência à trabalho, aproveito para acumular milhas no KM de vantagens, estacionamentos, assinatura de revistas,etc., o que gera um número interessante de milhas e por consequencia, de viagens.
Fechamos alguns pacotes na Mar Azul, ainda quando estávamos em São Paulo. Bastaram alguns e-mails e ligações e "voilá", problema resolvido.

domingo, 10 de outubro de 2010

BOTECOS DE SÃO PAULO – MOCOTÓ


Atualizado em 08.10.2011



Parecia uma novela, pois todas as vezes que marcava de ir ao Mocotó, alguma coisa acontecia e a nossa incursão pelo novo boteco/restaurante cool de São Paulo era adiada.
Na última quarta-feira, finalmente conseguimos conhecer o Mocotó. O dia foi estrategicamete escolhido para fugirmos das conhecidas filas do local. Localizado fora do eixo dos bares e restaurantes de São Paulo (o bar é localizado na Vila Medeiros, na Zona Norte) o bar ganha a cada dia mais adeptos. E não é para menos. O ambiente é agradabilíssimo e a decoração bem característica. Além disso, ficamos impressionados com a simpatia do garçom que nos atendeu.


Na última quarta-feira, finalmente conseguimos conhecer o Mocotó. O dia foi estrategicamete escolhido para fugirmos das conhecidas filas do local. Localizado fora do eixo dos bares e restaurantes de São Paulo (o bar é localizado na Vila Medeiros, na Zona Norte) o bar ganha a cada dia mais adeptos. E não é para menos. O ambiente é agradabilíssimo e a decoração bem característica. Além disso, ficamos impressionados com a simpatia do garçom que nos atendeu.


A cerveja tem sempre o mesmo padrão de qualidade. É entregue estupidamente gelada. Provavelmente favorecida pelos três freezers mantidos a 3 graus negativos.

E a comida....a principal razão para qualquer pessoa conhecer o Mocotó parece que fica melhor a cada vez que vamos (acabamos de ir novamente no dia 08.10.2011).

De entreda comemos mini escondidinho de carne de panela (bem levinho e delicioso) e queijo colhado com melado...um desbunde!

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

RESTAURANTES DE SÃO PAULO - TANTRA


No intervalo entre uma viagem e outra tenho uma mania que não consigo perder, a de incursionar por restaurantes e botecos. Seja na cidade onde resido (São Paulo) ou em qualquer outro lugar que estiver.
No meu último aniversário, a minha esposa resolveu me levar em um restaurante que eu não conhecia, mas que morria de vontade de conhecer, o Tantra (www.tantraresutarante.com.br ). Localizado em um dos principais bairros boêmios de São Paulo, a Vila Olímpia, o restaurante superou todas as nossas expectativas. A decoração do lugar é suntuosa, misteriosa e romântica.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

TOLEDO e a volta ao Brasil


Em nosso último dia  decidimos conhecer a medieval Toledo. Compramos o bilhete do Trem de Alta Velocidade da RENFE no dia anterior (mas poderíamos ter comprado pela internet pelo site http://www.raileurope.com.br/ ). Achamos o preço bem justo, algo em torno de 80 reais por pessoa, ida e volta. O trem parte da Estação Atocha, que é interligada ao metrô local. Além disso, estava pontualmente na hora prevista. Uma maravilha. Viajamos os aproximados 120 kilometros que ligam a capital espanhola a Toledo em meia-hora, em um trem confortável e limpo.


A chegada à Toledo nos deixou embasbacados. Pegamos o ônibus turístico (que é oferecido assim que você chega na cidade a um custo de 5 euros) e tivemos uma das vistas mais maravilhosas da cidade...a vista de fora. Toledo é linda! Parecia que estávamos vivendo no século XVI. Além das fotos tiradas do lado de fora da cidade, com uma vista panorâmica incrível, as fotos do Alcazar e principalmente da catedral valem a viagem. O resto é aproveitar o tempo e entrar no clima daquela cidade maravilhosa.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

MADRI – PARTE FINAL



Deixamos para o nosso último dia uma das atrações que estávamos mais ansiosos por conhecer. O museu do Prado. É claro que não é possível conhecer esse museu em apenas um dia, por isso, priorizamos algumas das obras que mais nos chamava a atenção. O passeio vale muito à pena. De lá, fomos à pé conhecer a Fonte de Neptuno...interessante, nada além disso!
Seguimos a nossa caminhada pela Gran Via, o coração comercial de Madri e tiramos a clássica foto em frente ao prédio do Metrópolis.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Madri - Boas surpresas




No nosso segundo dia fomos surpreendidos. Pretendíamos ir para Ávila, para conhecer o  famoso Aqueduto da cidade, mas uma greve do trem de alta velocidade nos fez mudar de idéia.
A mudança de planos nos trouxe uma grande novidade. Resolvemos ir ao “Parque Del buen retiro” (en.wikipedia.org/wiki/Buen_Retiro_Park)e ficamos impressionados. Primeiro pelo tamanho do parque e depois pela quantidade de bons motivos para visitá-lo. Além da diversidade de árvores você pode andar de pedalinho e um lago maravilhoso. Visitar o museu de Velazquez. Encontramos ainda um orquidário que é muito parecido com o palácio de cristal de Curitiba. Ou seja, o período que passamos por lá foi muito pouco para a quantidade de atrações.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

MADRID - 1 dia



A chegada em Madri não poderia ser melhor. O Aeroporto de Barajas tem conexão com toda a linha de metrô, além de ser limpo e vazio.  Aliás, esse o melhor meio de se locomover em Madri, de metrô. Conforme vocês poderão ver no mapa abaixo, as linhas se entrelaçam e podem os levar a qualquer ponto turístico da cidade.




Voltando à nossa viagem, fomos do Aeroporto ao hotel pela barganha de 2 euros.
Ficamos no hotel Euromadri, que apesar de ser MUITO SIMPLES é seguro e com uma localização magnífica. Estávamos a 1 quarteirão da Gran Via (avenida cheia de engravatados que me lembrou muito a Av. Paulista) e muito próximo da “Puerta Del Sol”, uma praça onde fica um dos símbolos da cidade “El oso y el Madroño” (es.wikipedia.org/.../Estatua_del_Oso_y_el_Madroño).


Foi exatamente pela Puerta Del Sol que iniciamos o nosso dia em Madri. É verdade que não ficamos muito impressionados com o “El oso y el Madroño” que tem cerca de 1 metro, mas tiramos diversas fotos como bons turistas que somos.
De lá rumamos para a Plaza mayor que fica a poucos quarteirões da Puerta Del Sol (pt.wikipedia.org/wiki/Plaza_Mayor_(Madrid)). O lugar é ótimo para tirar fotos e almoçar.
Como queríamos aproveitar o dia, decidimos ir para o Palácio Real (www.turismomadrid.es/.../CULTRealesSitiosPalacioReal.htm), fizemos o tour completo que durou aproximadamente 1 hora. É impressionante a vista da cidade e a riqueza que existe no palácio. O térreo é liberado para visitação enquanto o andar superior, onde fica a família real espanhola não é possível ser visitada. A lojinha do palácio também tem coisas muito interessantes para compra por um preço bem acessível.

domingo, 3 de outubro de 2010

Barcelona em 36 horas - parte final

No nosso último dia em Barcelona decidimos caminhar pela sua principal rua "las Ramblas", que tem pouco mais de dois quilometros mas muito coisa interessante no seu entorno. A Rua em si não tem nada de mais, lembrando muito os calçadões existentes nos centros antigos da maioria das cidades brasileiras.

O que impressiona é a quantidade de lugares interessantes que podem ser visitados, dentre os quais destacamos o "Mercat St. Joseph" com sua imensa variedade de frutas e mariscos de qualidade excepcional e o Teatro Municipal.

Embora exista pontos de metrô em sua extensão, é muito interessante andar por essa avenida e curtir um pouco a vida local.


sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Barcelona em 36 horas - parte II


Pela manhã fomos conhecer o complexo de futebol do Barcelona, caracterizado pelo "Camp Nou". Centro tecnológico muito bem desenvolvido e campo perfeitamente cuidado, além de reverência a diversos lances de brasileiros, dentre eles Ronaldinho Gaúcho, Romário e Ronaldo. Um lugar que vale muito a visita! Conhecemos alguns estádios e centros de treinamentos do Brasil....bom, a lição que fica é que temos muito à aprender com eles. Deve dar um baita orgulho ser torcedor do Barcelona, pois se não bastasse possuir alguns dos melhores jogadores do mundo, ver a sala de trofeús e as jogadas dos seus principais jogadores é algo muito marcante.

Rumamos ao "Port Vell" - Porto de Barcelona, que diferentemente do que temos em diversas cidades do Brasil não tem óleo, não tem cheiro e pasmem, é possível ver os peixes nadando! Outro ponto alto do local é a segurança. Apesar de ser um porto, viaturas policiais passam a todos os instantes. Essa segurança faz muitos senhores de idade e jovens aprecie a vista do Porto e da Marina local para passar uma deliciosa tarde.