segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

BERLIM – POSTDAMER PLATZ E SONY CENTER

 Nada melhor para conhecer a cidade do que andar, andar muito e sem pressa aproveitando tudo o que a cidade tem para oferecer. Apesar do frio de cortar os ossos que enfrentamos em Berlim, andamos muito. Saindo da topografia do terror fomos caminhando até a postdarmer platz (cerca de 300 metros).

A Postdamer Platz é uma das mais importantes de Berlim e especialmente um grande ponto de tráfego local. A praça é bastante ampla com um parque na frente, mas as principais atrações da praça são blocos do muro de Berlim. As imagens pintadas nos muros no meio da praça são impressionates;


 Logo ao lado da Postdamer Platz está localizado o símbolo de modernidade berlinense, o Sony Center.

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

BERLIM – PORTÃO DE BRANDEMBURGO, MEMORIAL DO HOLOCAUSTO E TOPOGRAFIA DO TERROR



 Muitos são os atrativos de Berlim mas talvez o ponto turístico que mais tinha curiosidade de conhecer era o Portão de Brandemburgo, muito pelo conteúdo histórico e pelas diversas fotos e filmagens vistas.

Bem próximo fica a topografia do terror. Este local foi uma das sedes das temidas Gestapo e SS. Ainda podemos ver os restos do muro de Berlim e alguns dos acontecimentos que ocorreram em Berlim nas décadas de 30 e 40.  Ficamos bastante impressionados mas recomendamos a visita.

domingo, 15 de dezembro de 2013

VISITA AO PARLAMENTO ALEMÃO

 Começamos o segundo dia de viagem pelo Parlamento alemão. Mas na verdade a visita ao parlamento começou muito antes de chegarmos a Berlim.

Diferentemente do que acontecia no passado, hoje é necessário fazer um cadastro no site do parlamento para agendar data e horários. O primeiro horário de visita começa às 8 da manhã e termina às 23 horas. A grande vantagem é que hoje não existem mais as temidas filas para entrar no parlamento. A má notícia é que se você não fizer a reserva, não conseguirá entrar no parlamento.

A reserva é bem simples de ser feita. Entre no site do parlamento (http://www.bundestag.de/htdocs_e/index.html) e clique na aba “visit the bundestag” e “online registration”.

Clique em “visit to the dome”, selecione a quantidade de visitantes e preencha com seus dados pessoais.

Você receberá um e-mail de confirmação. Não se esqueça de levar esse e-mail e comparecer na hora agendada.


Quando estivemos no Parlamento não tivemos problema em escolher o dia e hora que queríamos e apesar de chegarmos 15 minutos atrasados conseguimos entrar sem nenhum problema.

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

BERLIM – HOFBRAUHAUS


Desde quando marcamos a nossa viagem para a Alemanha eu estava aguado de vontade de conhecer algumas cervejarias tanto em Berlim quanto em Munique, dentre elas a Hofbrauhaus.


Ainda no Brasil fizemos reserva para as 17 horas na Hofbrauhaus que fica muito perto da Alexanderplatz.

Pratica comum na Alemanha e um pouco estranha para os brasileiros são as mesas compartilhadas onde é possível sentar até 8 pessoas.

Como não pretendíamos dividir a mesa nessa primeira noite na Alemanha, agendamos em um horário pouco convencional...e deu certo!


As mesas próximas estavam com alguns remanescentes do almoço mas pudemos ficar sozinhos na nossa mesa.


Não costumo tomar cervejas alemãs no Brasil. Acho as cervejas “lager” muito fortes para o nosso clima. Mas na Alemanha o gosto é outro e muito mais condizente com a temperatura local. As canecas podem ser de meio litro ou de um litro e os tipos de cerveja são bem variados, original, helles, weiss, dentre outras. Experimentamos todas e é muito difícil saber qual é a mais gostosa.

sábado, 23 de novembro de 2013

BERLIM – ALEXANDERPLATZ E SEUS ARREDORES


E finalmente chegamos à Berlim. Fazia um bom tempo que queríamos visitar a cidade mais importante da Alemanha mas sempre aparecia uma contratempo e adiávamos a viagem.

Chegamos em Berlim por volta das 13 horas e fomos direto ao hotel. A escolha dos hotéis é sempre a mesma, pouco importando a cidade que estamos na Europa. Escolhemos hotéis com indicação ou da rede Accor escolhendo sempre pelo preço (do menor para o maior) e pela distância do metrô, que nunca deve ser superior a 500 metros. Nessa viagem tivemos bastante sorte, não pegamos nenhum hotel com distância maior do que 200 metros do metrô.


Deixamos as malas no quarto e partirmos para a Alexanderplatz. Chegamos em Berlim no final de março e o frio está muito grande. Além da neve estava ventando muito o que tornou a caminhada muito difícil.



Saindo da estação central saímos e demos de cara com a famosa torre de TV de Berlim, a “fernsehturn”. Tentamos subir na torre sem qualquer êxito. A fila estava gigante (aproximadamente meia hora para comprar o ingresso) e o tempo de espera era de aproximadamente duas horas e meia. 

COMO É VOAR LUFTHANSA

A nossa viagem para Alemanha, Republica Checa, Hungria e Austria começou a ser desenhada a mais de um ano atrás.

Mais uma vez resolvemos viajar com bastante antecedência para conseguir emitir os bilhetes com o mínimo de pontos possíveis. Faltando exatamente seis meses para a viagem emitimos o bilhete de ida (São Paulo – Berlim, com conexão em Munique) e a volta (Munique São Paulo), ambos pela Lufthansa e gastando apenas 30 mil pontos do Multiplus Fidelidade. Passagens adquiridas a exatos seis meses antes do voo, comparecemos, como de costume, com bastante antecedência ao aeroporto de Guarulhos (4 horas antes do voo).

O check-in foi fácil e rápido e as atendentes do guichê da Lufthansa foram bastante simpáticas.

O embarque começou a 40 minutos do horário do voo. Achamos que em razão do prazo mais curto para embarque o voo atrasaria, o que não aconteceu. O avião saiu no horário previsto.

sexta-feira, 14 de junho de 2013

MATO GROSSO DO SUL – BONITO – CENTRINHO


Bonito é uma cidade pequena, com pouco mais de 20 mil habitantes. No entanto, por ser uma cidade turística, destaca-se um bem organizado centrinho com diversas lojas de souvenir, bares e restaurantes dos mais variados.

As principais ruas do centro são afastadas e grande parte dos hotéis e pousadas ficam a poucas quadras da avenida principal. Optamos por ficar em uma dessas pousadas (Pousada Girassol, que recomendamos tanto pela qualidade do serviço, pela limpeza do quarto, pelo delicioso café da manhã e pela simpatia dos funcionários!). As ruas do centrinho são asfaltadas e segundo as informações locais a cidade é extremamente segura (realmente fizemos tudo à pé e não vimos nenhum tipo de problema na cidade).


Aliás, a culinária bonitense é algo a se destacar. Começando pelo sorvete assado que pode ser encontrado no “Delícias do Cerrado”, passando pelo x-jacaré até a porção de carne de jacaré. Obviamente é possível comer uma grande variedade de peixes de agua doce, massas e carnes tradicionais.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

MATO GROSSO DO SUL – BONITO – FLUTUAÇÃO NO RIO SUCURI


O nosso segundo dia em Bonito começou cedo, afinal, queríamos ser a primeira turma na flutuação no rio sucuri e o passeio começava às 8:20. Portanto, saímos do hotel às 7:15 (são 40 minutos até a fazenda onde é feita a flutuação).


O passeio começa com uma caminhada leve na mata ciliar até a nascente do rio sucuri. A agua cristalina impressiona. Fomos informados durante o passeio que a nascente do rio sucuri possui a segunda agua mais cristalina do mundo. Não pude confrontar a informação, mas uma coisa é certa, mesmo antes de iniciar o passeio já estávamos impressionados de ver como as águas são cristalinas. Era possível ver tudo mesmo sem entrar no rio.



o passeio é completado em aproximadamente 50 minutos, tempo suficiente para percorrer os 1900 metros de rio. Não é necessário fazer praticamente nenhum esforço pois a própria correnteza do rio se encarrega de levar o visitante pelo caminho correto.

sexta-feira, 17 de maio de 2013

MATO GROSSO DO SUL – BONITO – PARQUE DAS CACHOEIRAS


Como fizemos o passeio pela gruta do lago azul no período da manhã, aproveitamos a tarde para conhecer o parque das cachoeiras.
Localizado dentro de uma fazenda grande e linda, o parque das cachoeiras é um passeio onde se visita 7 cachoeiras.
Como optamos por fazer o passeio no período da tarde, aproveitamos para comer um delicioso almoço local...e não nos arrependemos. A comida caseira e a vista fantástica deram o tom do nosso almoço. Após o almoço e antes do início do passeio, deliciosas redes chamam os visitantes para tirar um cochilo. Não podia ter nada melhor nos esperando.




Após um belo almoço e um merecido descanso, o passeio se inicia com a visita pelas cachoeiras. Algumas com quedas maiores, outras com quedas menores, um para prática de tirolesa, ou seja, o passeio pelas cachoeiras é pensado para agradar a todos os visitantes. Além disso, nada de subida ou descida brusca. A caminhada de aproximadamente 1 quilometro e 700 metros mal pode ser notada.

quarta-feira, 8 de maio de 2013

MATO GROSSO DO SUL – BONITO – GRUTA DO LAGO AZUL

Bonito surgiu para o grande público em 1993, quando o Fantástico, acompanhando uma série de pesquisadores, apresentou ao grande público a gruta do lago azul.
Desde então Bonito começou a apresentar as mais diversas maravilhas para os viajantes. São diversas outras grutas, belas cachoeiras e flutuações em rios.
E embora existam grutas maiores e mais profundas é um pecado para um viajante ir até Bonito e não conhecer a gruta do lago azul.
Primeiramente, importante lembrar que as entradas para os principais passeios de Bonito devem ser obtidos junto à agencias de turismo locais. Portanto, mesmo que você pretenda ir até os passeios por conta própria terá que fechar com alguma agência as entradas.
Os horários dos passeios são pré-estabelecidos. Os da gruta do lago azul começam às 8 da manhã e terminam às 13:00 ou 14:00.
A entrada na gruta é acompanhado por guias locais, sempre muito prestativos e conhecedores da história (e das estórias) locais.





Um mínimo de preparação física é necessário para aproveitar bem os passeios. A descida para a Gruta é bastante íngreme e é necessário que você vá com um bom e confortável par de tênis. Mesmo assim tome cuidados pois as rochas são escorregadias.
Uma reforma com uma nova descida está sendo construída e deve ser entregue ainda nesse ano.

sábado, 27 de abril de 2013

MATO GROSSO DO SUL – COMO CHEGAR EM BONITO

A nossa viagem para Bonito começou numa sexta-feira à tarde, partindo de São Paulo. Como o único voo para Bonito parte de Campo Grande (existe a expectativa da Azul lançar um voo de Campinas para Bonito já no mês de abril), não tivemos outra alternativa a não ser pegar um voo de São Paulo até Campo Grande.
Como dito anteriormente, existe um voo da Trip de Campo Grande para Bonito, todas as quintas e domingo às 11 da manhã. Já o voo de volta, também às quintas e domingos, parte às 12:55.
Existe também a possibilidade de ir de van e de ônibus. No entanto, se estiver viajando fora de temporada, considere essa possibilidade somente se o seu voo chegar antes das 16 horas. Depois disso dificilmente você conseguirá utilizar esses meios de transporte.
Como o nosso voo chegou de São Paulo às 18:30 e o nosso tempo de viagem era curto, optamos por alugar um carro no próprio aeroporto (as principais empresas de locação de carros possuem balcão no aeroporto) e rumamos até Bonito.
Aliás, uma dica que pegamos é que para ir até Bonito não se deve usar GPS que geralmente guia por um caminho de terra.

sexta-feira, 19 de abril de 2013

CEARÁ – HOTEIS EM FORTALEZA – MERCURE FORTALEZA MEIRELES HOTEL


Os hotéis da Rede Accor estão entre os meus favoritos tanto pela cidade quanto pela certeza do que encontrarei em cada hotel e quando tive a oportunidade de ficar no Mercure na minha ultima viagem à Fortaleza eu não hesitei.
O hotel (http://www.accorhotels.com/pt/hotel-3473-mercure-fortaleza-meireles-hotel/index.shtml) está localizado a uma quadra da praia do Meirelles. A localização é realmente privilegiada. Além de estar próxima de uma das melhores e mais badaladas praias de Fortaleza, fica também bastante próxima do centro da cidade.



O quarto que eu fiquei era bem amplo com antessala, cozinha e duas suítes, uma com cama de solteiro e uma como cama de casal. Todos os ambientes eram bem decorados e com ar condicionado.

domingo, 24 de março de 2013

CEARÁ – FORTALEZA

Já fazia quase dez anos desde a última vez que estive em Fortaleza. Naquela oportunidade vim visitar um amigo e agora, estava a trabalho.
Como acontece em todas as viagens à trabalho, o tempo para diversão é extremamente escasso e dessa vez não foi diferente, muito pelo contrário, quando terminei tudo o que tinha para fazer já era quase 7 da noite e no dia seguinte o meu voo partia às 11 da manhã.
Então, resolvi aproveitar para fazer uma caminhada na praia que fica em frente ao hotel que estava hospedado, a praia do Meirelles.


Apesar de ter sido recomendado por diversas pessoas diferentes que tomasse cuidado com a orla de Fortaleza, eu fiquei bastante impressionado com a quantidade de policiais militares que estavam na avenida Beira-mar e também fazendo ronda pela cidade.
A quantidade de gente praticando exercícios físicos no final de tarde foi algo que me impressionou. Gente de todas as idades fazendo caminhada, correndo, jogando futebol...
Além disso, a feira de artesanato instalada na praia do Meirelles é muito interessante e com uma ótima diversidade.

domingo, 6 de janeiro de 2013

DEUTSCHE BAHN – COMO COMPRAR A PASSAGEM PELA INTERNET E COM QUAL ANTECEDENCIA

Cada viagem para a Europa requer pesquisas intensas sobre os mais variados temas. Desde a escolha do destino e da melhor época para viajar (e a compatibilidade com as férias e folgas do trabalho), passando pelas formas de estadia e meios de locomoção entre as cidades (quando a viagem comportar mais do que um destino).
Nessa última categoria (meio de transporte) a escolha não é a mais óbvia possível e depende muito do destino, tempo e dinheiro...
No planejamento de viagem que estou fazendo para março e abril e após a coleta de diversas dicas em outros sites de viagem e pelas ótimas recomendações, optamos por fazer a rota entre Berlim e Praga de trem pela Deutsche Bahn (DB), companhia ferroviária alemã considerada uma das melhores da Europa.
Apesar de já ter comprado as passagens aéreas algum tempo (com a utilização dos pontos obtidos em programas de milhagem), somente hoje consegui comprar os bilhetes de trem e, portanto, seguem algumas dicas para a realização da compra.
ANTECEDÊNCIA
A compra dos bilhetes pela internet poderá ocorrer com uma antecedência máxima de 90 dias da data da viagem, ou seja, se você pretende viajar no dia 03 de abril poderá comprar o seu bilhete a partir do dia 03 de janeiro no site da companhia: http://www.bahn.de/i/view/USA/en/index.shtml
Apesar de ser possível comprar os bilhetes em períodos mais curtos, fui aconselhado por diversos conhecidos a comprar com a maior antecedência possível para conseguir obter os melhores descontos. E realmente eles estavam certos. Consegui emitir um bilhete para viajar na primeira classe no trecho Berlim – Praga por 49 euros. Este preço é inferior ao da segunda classe quando adquirido de ultima hora. Bom, vamos ver como se faz a compra do bilhete:
COMPRANDO O BILHETE
O site da DB é bastante simples. Primeiramente, coloque no canto superior esquerdo a cidade de origem, a de destino, escolha se você pretende fazer uma viagem somente de ida ou de ida e volta, a data e hora da viagem.
A próxima tela trará as informações dos trens mais próximos do horário selecionado para a partida do trem bem como os valores das passagens. Os valores constantes nessa tela é para um adulto em segunda classe. Caso você esteja viajando em mais pessoas ou pretenda viajar em primeira classe, você deve clicar em “new query”, alterando as informações em “travellers”. Após decidir qual o trem que pretende viajar clique em “purchase”.