sexta-feira, 11 de março de 2011

TRANSPORTE PÚBLICO EM LONDRES – OYSTER CARD OU TRAVELCARD?


Passear pelas principais cidades européias é caro e em algumas cidades esse custo é ainda maior.
É o caso de Londres, onde a libra é mais valorizada que o Euro e por conseqüência, deve-se pensar bem antes de gastar cada libra.
A cidade é dividida em nove zonas, mas as principais atrações turísticas estão localizadas nas zonas 1 e 2.
A melhor forma de se locomover em Londres é de metrô, porém, como cada bilhete custa 4 libras é quase impossível comprar bilhetes individuais. Ainda bem que existem duas ótimas opções para passear pela cidade: o Oyster card ou o travelcard.
O Oyster card lembra bastante o “bilhete único” de São Paulo, ou seja, você compra o cartão por 3 libras e recarrega pelo valor que quiser. De posse do Oyster card o preço da viagem cai de 4 libras para 1,90 libras (zonas 1 e 2), uma economia absurda! Outra vantagem é que os créditos inseridos no Oyster card não têm validade, o que torna o cartão muito interessante para quem mora na cidade, pretende passar uma longa temporada ou ficará na cidade em dias alternados.
O travelcard, por sua vez, pode ser comprado para ser utilizado em 1 dia (8 libras para zonas 1 e 2), 7 dias (27,60 libras para as zonas 1 e 2), 1 mês (106 libras) e 1 ano (1104 libras).
Portanto, caso você esteja de viagem com duração curta e/ou pretenda valer-se do transporte público (com boa freqüência), o travelcard é a melhor opção.
Para períodos maiores de tempo ou para freqüência menores de viagens, opte pelo oyster card.

41 comentários:

  1. vamos ficar 5 dias, estaremos hospedados na zona 3 e viajamos com 2 menores de 13 e 16 anos. A unica atração q nos interessa é a London Eye, será q para nós compensa o oyster card ou o travel?

    ResponderExcluir
  2. Anônimo, se você vai única e exclusivamente da zona 3 para o London Eye (zona 1), o melhor será comprar o oyster card. você gastará 3 libras pelo cartão, porém, suas viagens sairão por 2,90 libras. Para seu filho de 13 anos o valor da passagem é de 0,70 libras e para seu filho de 16 anos, a passagem sairá por 1,25 libras cada viagem. Se puder ajudar em mais alguma coisa será um prazer. um abraço

    ResponderExcluir
  3. Olá, viajo amanhã para londres e ficarei apenas 3 dias, o hotel em que ficarei hospedada fica na Zona 4.
    Gostaria de saber se a melhor opção seria o travelcard e e se tem a opção que inclua zonas 1,2,3 e 4.
    Aguardo resposta! Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Karina, tudo bem? Tudo vai depender da quantidade de passeios você pretende fazer. Para o período que você ficará (3 dias) você pode comprar três cartões diários do travel card (por 30 libras - 10 libras cada) ou pagar 3,40 libras por viagem usando o oyster card, ou seja. Como eu imagino que você pretende explorar a cidade e usará mais do que 3 vezes o metrô/onibus por dia, opte pelo travelcard.
    Se puder ajudar em mais alguma coisa, me avise, senão tenha uma ótima viagem

    ResponderExcluir
  5. Olá Vinícius,
    Estou indo para Londres em outubro e vou ficar 3 dias. Para cada dia preciso de um travelcard para as zonas 1,2,5. Qual é a tarifa? Eu tenho que comprar dois travelcards para as "Zones 1-2" e Zones "2-5" ou um só para as "Zones 1-5"?

    Obrigado e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem? Muito obrigado pelos elogios ao blog.
    É possível comprar o travelcard para as zonas 1-5 pelo valor de 15 libras (anytime pick) ou paga-se 8 libras a diária para utilizar aos sábados domingos ou após às 9:30 da manhã (day off-pick).
    De qualquer modo, acho importante que você analise a possibilidade comprar um oyster card (dependendo da quantidade de vezes que você pretende utilizar o metrô). Caso opte pelo Oyster Card, você pagará 4,10 ou 2,70 libras por viagem (limitado a 15 libras ao dia). Porém, terá que pagar também o custo do cartão (5 libras).
    espero ter ajudado e aproveite bastante a sua estadia em Londres.

    ResponderExcluir
  7. Vinícius,

    Sou eu de novo (16/09/2011). Obrigado mais uma vez pela grande ajuda. Só para comfirmar, o Travelcard que consta com zonas 1-5 serve para as zonas 1,2 e 5?
    Em relação ao Oyster Card, no meu caso estou querendo o travelcard mesmo, pois pretendo usá-lo nas atrações com o voucher do "2for1 London" e vou comprá-lo numa estação ferroviária.
    Valeu muito pelas dicas.

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem? Sim, o travelcard serve para as regiões 1 à 5, naquele valor o valor é aquele que eu informei no outro post. Como você pretende utilizar o voucher, acho realmente mais interessante utilizar o travelcard.
    um abraço e tenha uma ótima viagem
    Vinícius

    ResponderExcluir
  9. Oi Vinicius, onde adquirimos esses tipos de tickets - travelcard e Oyster? Pela internet dá ou somente local?
    NO nosso caso, iremos passar 4 dias e pretendemos rodar pelas principais atrações da capital. Pelo que entendi, seria melhor o Travelcard. É isso mesmo.
    Obrigado
    Rafael

    ResponderExcluir
  10. Oi Rafael, primeiramente seria importante analisar o quanto vocês pretender usar o transporte público. Para andar no centro de Londres aproveite as caminhadas pois as principais atrações ficam próximas umas das outras. No entanto, para aproveitar atrações um pouco mais distantes use o transporte público. Minha esposa e eu optamos pelo travelcard pois pretendiamos andar bastante pela cidade e não queríamos ficar preocupados com o valor que pagariamos.
    Bom, você pode comprar tanto o oyster card quanto o travelcard pela internet. (https://oyster.tfl.gov.uk/oyster/entry.do). No entanto, eu não me preocuparia com isso. Você pode comprar o travelcard direto nas estações de metrô. É bem simples e rápido.

    ResponderExcluir
  11. Olá. Estou indo agora em Janeiro para Londres e ficarei por cerca de um mês. Vou fazer curso de inglês e pretendo fazer alguns passeios também. A minha agência ainda não me informou em que zona é a minha hostfamily. Qual a melhor opção de transporte? Esou um pouco apreensivo, pois viajarei sozinho. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  12. André, fique tranquilo! Passear por Londres é bastante tranquilo, por meio de transporte público. Agora, é fundamental saber qual a zona que você ficará e o quanto você pretende usar o transporte público para saber se você deve adquirir o Oyster ou o Travelcard. Se for possivel barganhar, faça de tudo para ficar nessas zonas centrais que são muito mais interessantes e próximas de tudo. Importante saber também qual a zona que está o local onde você vai estudar. Outra coisa, o centro turistico de Londres pode ser feito a pé (apesar do frio intenso de janeiro). O Travelcard é mais vantajoso se você pretende usar o transporte publico o tempo todo, sem ter que pensar a quantidade de viagens que ainda possui. Por outro lado, o Oyster card pode sair bem mais barato se você for econômico e se propuser a conhecer os principais pontos turisticos a pe.
    Espero quer ajudado, se as duvidas persistirem, por favor não exite em perguntar.
    um abraço

    ResponderExcluir
  13. Olá Vínicius, vou essa semana para Londres e meu hotel fica na Zona 1 da cidade. Ficarei 5 dias e pretendo visitar todas as principais atrações turísticas. Então, o que você recomendaria?

    ResponderExcluir
  14. Oi Érica, as principais atrações estão concentradas no centro, ou seja, se você tiver pique, vale a pena conhecer a maioria delas andando e curtindo a cidade.
    Se você não for muito adepta as caminhadas, a conta que você deve fazer é a seguinte. O Travelcard valerá a pena caso você utilize pelo menos cinco vezes o transporte público por dia. Se você pretende utilizar menos do que isso, compre o Oystercard.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ter pique no inverno é mais complicado mas muito obrigada pela dica, haha.

      Excluir
  15. Érica, a ultima vez que estive lá foi em pleno reveillon...sei lá, varia muito de pessoa para pessoa, mas minha esposa e eu fizemos quase tudo andando (apesar do frio intenso o clima romantico compensou tudo).
    um abraço

    ResponderExcluir
  16. Vinícius,

    Vamos para Londres no feriado de 1 de maio e ficaremos hospedados perto da Oxford Street, por 6 dias. Pretendemos ficar somente na zona 1 e 2. Gostaria de saber se é melhor comprar o Travelcard ou Oyster card? ( ambos os cards dão direito a usar metrô e/ou ônibus? 0 Turistas com mais de 60 anos tem tb algum desconto nas passagens?
    Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  17. Ola, tudo bem? A escolha do Travelcard ou do Oystercard depende da quantidade de vezes que você pretente usar o transporte público. Para períodos curtos de tempo (até uma semana) eu acho o travelcard mais interessante, pois você poderá utilizar o transporte público (sim, você poderá usar tanto no ônibus quanto no metrô) quantas vezes quiser.
    Infelizmente somente moradores de Londres com mais de 60 anos tem desconto no transporte público. Aliás, na maior parte dos casos o transporte público é gratuiro.
    Me avise se puder ajudar em mais alguma coisa
    um abraço

    ResponderExcluir
  18. Olá Vinícius, muito obrigada pela atencão. Abracos.

    ResponderExcluir
  19. imagine. Espero que você aproveite bastante a viagem.
    um abraço

    ResponderExcluir
  20. Oi Vinicius. Pelo que entendi, o Oyster é mais interessante (embora pague uma taxa pelo cartão) porque o crédito não vence (Então você carrega com um valor e se não usar pede restituição do valor restante). Já o travelcard "perde" a validade depois de 1, 3 ou 7 dias. é isso mesmo? vou ficar 3 dias em Londres (na zona-5) e pretendo ir todo dia às zonas 1 e 2, mas não vou à nenhuma das atrações pagas (já conheço) só aos museus grátis. O que é melhor comprar?

    ResponderExcluir
  21. Oi Elizabeth, tudo bem? Atualmente a compra do travelcard é feita para um dia, sete dias, mensal ou anual. Eu não consegui mais localizar a venda do cartão para três dias. O preço para utilizá-lo por dia é de 15,70 libras. Já no Oystercard você gastará 8,80 libras para fazer a linha que cobre as zonas 1-5 (ida e volta - 4,40 cada). Para andar somente na zona 1 o valor é de 2,00 libras. Para utilizar o ostercard nas zonas 1-2 o valor é de 2,70. Portanto, acho que vale a pena saber o quanto você pretende utilizar do transporte público. Se você não for utilizar em grande quantidade, acho que valeria a pena comprar o Oystercard. Se você pretende utilizar bastante durante o dia (pelo menos três vezes dentro das zonas 1-2), a melhor opção é comprar o travelcard.
    qualquer dúvida, me avise.
    um abraço

    ResponderExcluir
  22. Obrigadão, Vinicius, mas ainda tenho uma dúvida:
    Você disse que preciso saber se vou utilizar muito o transporte público. Ainda não sei, mas suponho que sim. E foi por isso que o oyster me atraiu. No site http://www.londresparaprincipiantes.com, a Eneida diz:

    "Então você me pergunta: isso quer dizer que se usar o metrô na zona 1, digamos 5 vezes em um dia, serão debitadas £9 (5 x 1,80) no meu Oyster Card? A resposta é não, porque é aí que entra a inteligência do cartão. Existe um teto (em inglês “cap”) diário a partir do qual nada mais é debitado."

    O teto do oyster para as zonas 1-5 seria £12,60. Entendi então que seria o máximo que eu pagaria por dia. Estou certa?

    De antemão, obrigadíssima

    ResponderExcluir
  23. Oi Elizabeth, tudo bem? O oystercard realmente possui um limite diário que é debitado pela utilização em determinadas linhas. O teto utilizado para quem utiliza as zonas 1-5 é de £15,80 (novo preço), ou seja, esse é o valor máximo que será debitado do seu cartão. Importante ressaltar que o preço para utilização na zona 1 não é mais de £1,80. O novo valor pela utilização é de £ 2.
    Espero ter ajudado, se tiver mais alguma dúvida, me avise.
    um abraço

    ResponderExcluir
  24. Olá, gostaria de tirar uma dúvida. Vou morar em Londres, vou como estudante, ficarei na zona 1 ou 2 provavelmente. Quanto em média precisarei gastar por mês para recarregar o oyster card para manter durante um mês? (metrô e ônibus)

    ResponderExcluir
  25. Julia, se voce vai morar em Londres acho que vale a pena pensar quanto a aquisição do travelcard. O valor do travelcard é de 112 libras ao mes para as zonas 1 e 2. O oystercard deve ser recarregado e pago de acordo com a quantidade de vezes que você utiliza o transporte público, e tem diversas variáveis quanto ao horário de utilização. Mas para fazer uma conta simples. caso você utilize no horário normal será de 2 libras. considerando uma ida e volta 4 libras ao dia, multiplicando por 30 dias você gastará 120 libras, mais do que o travelcard e estará limitada a 2 viagens ao dia, portanto, acho interessante você pensar sobre isso

    ResponderExcluir
  26. Eu e minha mulher chegamos em Gatwick no dia 31 e vamos de express ate Victoria Park. Ficamos hospedados em Shepherds Bush até dia 4, domingo, e pretendemos fazer os passeios tipicos de turistas de primeira visita.
    O ideal para cada um de nós seria um travelcard de 7 dias ou Oyster?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá DaCar, o valor do travelcard por 7 dias é de 29,20.com o travelcard você pode usar o quanto quiser o tranposrte público. Por outro lado, o ShapperdBusch está localizado na zona 2. a maior parte das atrações turísticas de Londres estão na zona 1 e 2, ou seja, você vai pagar em média 2.70 cada vez que pegar o transporte público (mais o gasto para a compra do oystercard). A conta é simples, se voces pretendem conhhecer a cidade andando (lembrando que a temperatura em londres já estará fria), acho que o ostercard é mais interessante. caso contrário, compre o travelcard e não se preocupe com a quantidade de vezes que você utilizará o transporte público.
      um abraço

      Excluir
  27. Ola vinicius.
    Vou passar 3 meses em londres. Minha estadia é na 5 e minha na escola na zona 1.
    Nao irei ficar passeando muito pois ja conheco londres.
    Qual seria a opcao mais economica para mim?
    Obrigado desde ja

    ResponderExcluir
  28. No seu caso o melhor é comprar o oystercard pois você somente pagará as viagens que fizer. mas mesmo conhecendo Londres, não deixe de aproveitar a cidade pois ela oferece muita coisa legal.
    um abraço

    ResponderExcluir
  29. Bom dia Vinícuus,
    vamos chegar em Londres em pleno dia 1º de janeiro de 2103 às 18:30 hs...vamos conseguir andar de mêtro?

    ResponderExcluir
  30. Oi Wania, infelizmente o metro costuma funcionar até as 23:30 durante os dias da semana e meia noite no sabado, ou seja, se você chegar à 1, não poderá pegar o metrô. Talvez uma alternativa seja usar o onibus, ou seguir de taxi mesmo.

    ResponderExcluir
  31. Olá Vinícius, tudo bem?
    Parabéns pelo seu post. Está muito interessante e elucidativo aos viajantes.
    Estive lendo as pgs do TFL, mas confesso que ainda estou em dúvida se melhor o Oyster ou o Travelcard.
    Vi que o Travelcard está bem salgado (53,40) (http://visitorshop.tfl.gov.uk/help-centre/ticket-comparison.html).
    Vou ficar 9 dias na Inglaterra, penso que pelo menos 5 em Londres, queria conhecer algumas cercanias, mas acho que não vai dar para chegar na Escócia, será?
    Levando em conta essa quantidade de dias e coisas para se conhecer em Londres, seria melhor comprar o Oyster, o Travel, ou até mesmo o London Pass with Travel?
    Espero que consiga ler e responder antes da minha viagem (domingo 18.11.2012).
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  32. Ola Jório, obrigado pelo elogio. As principais atrações de Londres estão localizadas nas zonas 1 e 2 e grande parte delas pode ser feita com um caminhada...isso se o frio permitir. Como eu disse nos posts anteriores importante saber se você é do tipo que gosta de fazer caminhadas ou se prefere fazer os trajetos entre um ponto turistico e outro de transporte publico. Na primeira opção, eu escolheria o oyster card e na segunda o travelcard. Para vijar para cidades próximas ou eventualmente ir para a Escócia, a melhor forma é utilizar o trem. No entanto, um opção muitooo mais barata é ir de ônibus. Os europeus nao estão acostumados a viajar de onibus o que torna as viagens bem em conta.
    qualquer dúvida, nao exite em contactar. um grande abraço e aproveite bastante.

    ResponderExcluir
  33. Olá, Vinicius. Parabens pelo blog! Ainda tenho bastante dúvida sobre os dois cartões. Ficarei em Londres 6 dias hospedada na casa de amigos em Tooting Bec (eles não estarão lá, portanto não poderão me ajudar). Estou em dúvida entre o Oyster ou o Travelcard. O que acha melhor? Considerando o lugar que ficarei. E em relação ao London Pass?

    Outra dúvida: pensamos em ir de ônibus de Londres para Amsterdam, passar o ano novo, pois as passagens de avião e trem já estão caras. O que você acha? Considerando Tooting Bec, existe alguma rodoviária que seja mais próxima? E uma empresa de ônibus confiável?

    Desculpe as mil perguntas! E espero que possa me ajudar.
    Suuuper obrigada!
    Luciana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciana, tooting bec esta localizado na Zona 3 de Londres. Como voce ficará na cidade por seis dias e deve conhecer as atraçoes principais e secundárias, acho que seria mais interessante ter o travelcard, assim voce pode se locomover sem ter que se preocupar com o custo do transporte. O London pass é muito bacana se você pretende entrar em todos os principais pontos turísticos pois o alto custo.Alem disso, o passe para um dia custa 47 libras e o de 6 dias custa 97 libras. Analise o custo da entrada das atrações e compare com o valor do passe.
      Infelizmente eu nao fiz nenhum trecho de onibus, assim nao posso ajudá-la. A minha irmã fez essa viagem e na época pagou 24 libras e a viagem durou 10 horas.
      espero tê-la ajudado e me avise caso tenha outras dúvidas.

      Excluir
  34. Prezado Vinicius,
    Fiquei com uma dúvida. Para quem vai ficar um mes ou mais parece que o travelcard mensal (106 libras) é bem melhor do que carregar o Oyster com 106 libras, pois o Oyster vai acabar bem antes de um mes...o contrário do que vc. mencionou. Favor esclarecer.

    ResponderExcluir
  35. Complementando: Parece que a tarifa atual para o periodo MENSAL do TRAVELCARD é de 141,40 libras para as zonas 1-3. Considerando que a tarifa do Oyster para as mesmas zonas 1-3 é de 2,7 libras para uma viagem fora do horário de pico ou 5,4 libras para viagem de ida e volta (ou 6,4 libras no horário de pico), e se utilizarmos o metro 30 dias por mes então a opcão TRAVELCARD é melhor, fica mais barata em torno de 11 libras se horário fora de pico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guilherme, tudo bem? Na verdade, o que você deve pensar é a uma estimativa de quanto você utilizará do transporte público. Em regra, se você fica uma semana na cidade, provavelmente você usará bastante o transporte público para se locomover (provavelemente mais do que 3 ou 4 vezes por dias) e por isso vale mais a pena para você comprar o Travelcard semanal. Por outro lado, para quem fica um mes na cidade, é bem provável que a quantidade de transporte público utilizada seja bem menor. Em regra, a conta que é feita é que o usuário utiliza uma vez a "ida e volta" nos cinco dias úteis, ou seja, em média, 22 dias no mês. Partindo desse Pressuposto, se você utilizar o transporte público duas vezes por dia, cinco vezes por semana, você gastará 118,80 libras, valor inferior as 143 libras do travelcard mensal. Se este for o seu caso (ficar um mes e não utilizar tanto o transporte público), é muito mais interessante que você compre o Oyster Card e recarregue conforme a sua necessidade (e não com o valor integral do travelcard mensal). Eventualmente, você pode comprar o travelcard para a primeira semana (quando provavelmente você usará bastante o transporte público) e após esse período comprar o oyster card e ir recarregando conforme a sua necessidade. De qualquer maneira, o post é genérico e você deverá analisar o quanto usará do transporte público de acordo com as suas necessidades.
      Espero ter auxiliado. um abraço, Vinícius

      Excluir
  36. Boa tarde, irei ficar em londres por 5 dias, provavelmente me hospede no endereço 110 Peckham Road, Peckham, não sei qual é o numero da zona onde fica o hotel, porem quero conhecer muitos locais todos por transporte público, o mais indicado seria o travelcard né?

    ResponderExcluir