sábado, 23 de abril de 2011

O CARIMBO QUE VALE UMA IMIGRAÇÃO MAIS TRANQUILA

Embora já tenha escrito sobre algumas regrinhas básicas para que o turista não tenha dificuldade em passar pela imigração em países europeus, uma pergunta recorrente que me é enviada pelo blog diz respeito a conveniência em utilizar o passaporte ou o RG nas visitas a países da América do Sul.
Como é sabido, os países da América do Sul possuem uma regrinha básica válida entre eles que permite que o visitante de outros países da América do Sul (exceto as Guinas) entrem em seu país portanto somente o RG, sem a necessidade e formalidade do passaporte.

A única exigência é que o RG seja novo (menos de 10 anos) e que esteja em bom estado de conservação.
Honestamente eu nunca utilizei o RG para entrar em países vizinhos preferindo em todas as oportunidades a utilização do passaporte. E razão nunca existiu a não ser que o meu passaporte está sempre válido e que eu adoro olhar passaportes antigos. Cada carimbo daquele me traz diversas lembranças maravilhosas de bons momentos que eu passei na minha vida.

No entanto, a experiência me mostrou que esses carimbos podem ter outra função além do saudosismo...a facilidade em passar pela imigração em diversos países europeus, especialmente nos que são considerados mais “cascudos” como Espanha, Inglaterra e França.

A verdade é que estive nesses países no ano passado e neste ano e em todos os casos me chamou a atenção a facilidade em passar pela imigração. O fato comum em todos os países foi o de que eles folheavam o passaporte, viam os carimbos anteriores, batiam o novo carimbo e só! Nunca fui perguntado sobre destino, tempo de estadia ou dinheiro para me manter no local.

Conversando com amigos que tiveram que se explicar na imigração e apresentar documentos uma única constatei o mesmo problema (poucos ou nenhum carimbo).

Lenda ou não, melhor aproveitar as viagens para os países vizinhos para colecionar carimbos e facilitar a entrada na Europa. Se não ajudar, atrapalhar certamente não irá!

8 comentários:

  1. Excelente. Exatamente isso, "facilita" também na retirada do visto americano.

    ResponderExcluir
  2. Oi Rodrigo, isso é verdade, quanto mais carimbos voce conseguir, mas facil sera a obtençao do visto americano.
    um abraço

    ResponderExcluir
  3. Tambem nunca tive problemas pra entrar nos "cascudos"... Acredito ser por causa dos carimbos dos hermanos.

    ResponderExcluir
  4. Juliana, concordo plenamente e se temos a oportunide de conseguirmos carimbos em viagens próximas, por que não fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vinicius, sempre que passarmos pela imigração aqui na América do Sul e apresentarmos nosso passaporte eles vão carimbar ou corremos o risco de eles só olharem? Eu gostaria muito de ter o carimbo...

      Excluir
    2. Franciellen, vocês não correm este risco não! Se apresentarem o passaporte ele será carimbado! Aproveitem a viagem

      Excluir
  5. já viajei pra Europa e meu passaporte tá carimbado, e mais fácil cosequi o visto americano ?

    ResponderExcluir
  6. Olá Vinicius, tudo bom ?
    Entra na Argentina via terrestre com o passaporte eu recebo o carimbo tbm ?

    ResponderExcluir