sábado, 17 de dezembro de 2011

ITÁLIA



É muito fácil escolher a Itália como destino para as férias, afinal, as similaridades entre brasileiros e italianos são imensas. Seja na comida, na religiosidade da população, seja pelo futebol ou pelas cidades e monumentos históricos. A verdade é que viajar pela Itália produz um sentimento único, por mais que você já tenha viajado para diversos outros lugares do mundo.

É obvio que quinze dias no país são extremamente insuficientes para conhecê-lo, mas permite ao visitante ter uma visão geral do país e aproveitar as suas principais características.

De pronto, importante prestar atenção em algumas diferenças básicas. O custo das cidades é alto se comparado a muitas das cidades européias (como Madri, Paris, mas não tão alto quanto Londres e Zurique) exceção feita ao sul do país, cujos valores são “quase” irrisórios.

A organização que se vê no norte não se vê no sul, porém, os monumentos estão espalhados por todas as partes.


A gastronomia é um capítulo à parte. Além das massas, aproveite para comer risoto se estiver em Milão, bisteca, queijos e vinhos em Florença e pizza em Nápoli. Na Itália toda é muito a incidência do “coperto”, couvert que deve ser pago na conta. Não importa se você comeu ou não o pãozinho que eles deixaram em sua mesa, a única certeza que você precisa ter é que você terá que pagar o coperto (que variou na maioria dos lugares entre 3 e 5 euros por pessoa). Além disso, é de bom tom deixar uma gorjeta de aproximadamente 10% do valor total da conta (pois coperto não é gorjeta).

E por falar em comida, se esbalde dos sorvetes (ou “gelatos”), muito mais cremosos e gostosos dos que os que são vendidos no Brasil. E não importa onde, os gelatos são sempre deliciosos.

 O controle de imigração é normal nos aeroportos e muito flexível em viagens de trem.
Acostume-se com as pausas para o almoço. Na maior parte das cidades, elas duram 3 horas, variando de uma cidade para outra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário