sábado, 21 de abril de 2012

ITÁLIA – ROMA – CAMPIDOGLIO, MONUMENTO A VITTORIO EMANUELE II E FORO TRAIANO


 
O Campidoglio (ou capitólio) é uma das sete colinas de Roma, uma mais baixa de todas. Quando os gauleses invadiram Roma, o Campidoglio foi o único local não capturado pelos bárbaros.

Dentre as diversas histórias interessantes, foi no Campidoglio que Brutus se refugiou ao assassinar César.




Entre 1536-1546, Michelangelo redesenhou a praça a pedido do Papa Paulo III, que foi completada por outros artistas somente no século XVII e ainda hoje é composta pelos três palácios (que viraram museus e sede da Prefeitura).


Muito pomposo é o Monumento a Vittorio Emanuele II, construído em homenagem ao primeiro Rei do país unificado.

O monumento é feito de puro mármore branco, com uma majestosa escadaria, colunas coríntias, fontes e um monumento a Vittorio Emanuele.

 




A base abriga o museu da Unificação Italiana. Ainda na entrada, o monumento ao soldado desconhecido é guardado 24 horas por soldados italianos.

Este monumento criou, desde o início, grande controvérsia entre os italianos pois significou a destruição de grande área do Monte Capitolino e de restos medievais.





Ao lado do Monumento a Vittorio Emanuele II e do Foro Romano encontra-se o Foro Traiano, último dos Fóruns imperiais da Roma antiga, construído por ordem do Imperador Trajano e inaugurado em 112 d.C.

O fórum onde abrigou também os mercados de Trajano é bastante curioso e vale a visita.



Nenhum comentário:

Postar um comentário