sábado, 15 de outubro de 2011

PARANÁ – FOZ DO IGUAÇU – ITAIPU BINACIONAL


Era com grande expectativa que aguardávamos a visita à Itaipu.
Itaipu fica próximo ao Paraguai e é muito fácil chegar até lá de ônibus e de carro. Aliás, essa é outra informação importante. É possível ir para qualquer lugar de ônibus e o terminal é pequeno e bem organizado.


O trajeto do terminal até Itaipu leva aproximadamente 40 minutos e o ônibus é relativamente vazio.
Três são as visitas que podem ser feitas em Itaipu – (i) circuito especial – com duas horas e meia de duração e vista externa e interna na hidrelétrica; (ii) vista panorâmica – com uma hora e meia de duração e vista externa da hidrelétrica; e (iii) vista institucional – restrita a empresas, instituições, centros de pesquisas, etc.

Especialmente se você for viajar para lá no verão ou em feriados prolongados, uma sugestão bem interessante é a compra da entrada pela internet (www.turismoitaipu.com.br). Utilizamos a compra on-line e ao chegarmos lá com o numero da reserva fomos para uma fila especial (feita somente para pessoas que comprar o ingresso on-line) e saímos com o bilhete rapidamente. Aprovamos o serviço.



A primeira meia hora de passeio é dedicada a apresentação de um vídeo institucional com as principais realizações do complexo de Itaipu, que abastece 20% da energia brasileira e 80% da paraguaia. Itaipu é um orgulho para todos os brasileiros e vale a muito a pena fazer a visita. Infelizmente não tivemos tempo de fazer o circuito especial, mas da próxima vez certamente conheceremos a hidrelétrica por dentro.


A visita, com duração média de uma hora, é o ponto alto do passeio. A hidrelétrica é um fantástico trabalho de engenharia. É uma pena não termos visto as comportas abertas (alias, outra informação que não sabíamos é que as comportas ficam abertas somente 10% do ano).

Nenhum comentário:

Postar um comentário