Sou favorável às alianças globais
e me aproveito delas para conseguir bilhetes para o exterior (especialmente
pela Star Alliance, empresa da qual a TAM é parte).
No entanto, as alianças globais
“engessam” as companhias aéreas e diversas regras devem ser seguidas, algumas
com mais e outras com menos flexibilidade.
Uma das regras rigorosas das
companhias aéreas membros de alianças globais são as que se referem a
quantidade de pontos voados necessários para o upgrade de categoria. E as razões são óbvias. Os membros elite de
qualquer companhia aérea tem direito a diversos “mimos” que clientes comum não fazem jus.
O principal benefício é o maior
acumulo de pontos em vôos e conseqüentemente a maior facilidade em obter
passagens gratuitas. Além disso, existem
outros benefícios importantes como o check-in preferencial, embarque
preferencial, acesso a salas VIP, entre outros.
Por isso a política de upgrade de categorias costuma ser
parecida entre as companhias aéreas.
Fugindo um pouco da mesmice e
aproveitando que não faz parte de alianças globais, a GOL alterou a forma de
pontos de vôos necessários para mudança de categoria.
Agora, para o participante do
programa SMILES subir da categoria Smiles
(mais básica) para a categoria prata,
precisará acumular 10 mil pontos voados em 12 meses (a regra anterior previa a
necessidade de 20 mil pontos ou 25 segmentos). O portador do Cartão prata
possui os seguintes benefícios: acumulo de bônus de 25% sobre as milhas voadas.
5000 milhas pela conquista do cartão e 3000 milhas a cada ano de renovação da
categoria. Excesso de bagagens de 10 quilos nos países que usam o conceito de
peso na franquia de bagagem.
Para alcançar a categoria ouro, o participante terá que acumular
20 mil pontos voados em 12 meses (a regra anterior previa a necessidade de 50
mil pontos ou 60 segmentos). O portador do Cartão prata possui os seguintes
benefícios: acumulo de bônus de 50% sobre as milhas voadas. 7500 milhas pela
conquista do cartão e 5000 milhas a cada ano de renovação da categoria. Excesso
de bagagens de 20 quilos nos países que usam o conceito de peso na
franquia de bagagem ou 1 peça onde não
se aplica o conceito de peso.
Para alcançar a categoria diamante,
o participante terá que acumular 35 mil pontos voados em 12 meses (a regra
anterior previa a necessidade de 100 mil pontos ou 100 segmentos). O portador
do Cartão prata possui os seguintes benefícios: acumulo de bônus de 100% sobre
as milhas voadas. 10.000 milhas pela conquista do cartão e 7000 milhas a cada
ano de renovação da categoria. Excesso de bagagens de 20 quilos nos países que
usam o conceito de peso na franquia de
bagagem ou 1 peça onde não se aplica o conceito de peso. Ter atendimento
diferenciado no check-in e acesso a sala VIP, independente da categoria em que
estiver voando.
Somente a título de comparação,
para obter os mesmos benefícios no TAM FIDELIDADE são necessários:
Categoria azul – 12 mil milhas
voadas (principal benefício – 25% no acumulo de milhas);
Categoria vermelha – 48 mil
milhas voadas (principal benefício – 50% no acumulo de milhas);
Categoria preta – 150 mil milhas
voadas (principal benefício – 50% no acumulo de milhas).
Por uma singela comparação é
fácil notar os grandes benefícios trazidos pela GOL com a mudança de regras.
É óbvio que o numero de clientes
ouro e diamante aumentarão e por conseqüência a quantidade de clientes
prioritários será maior. Por outro lado, a facilidade em obter passagens aéreas
gratuitas também aumentará muito.
Por outro lado, essa mudança de
regras pode dificultar a entrada da GOL em alianças globais (caso esse seja o
interesse da companhia), no entanto, podemos aproveitar as facilidade em emitir
passagens pela Air France, KLM e American (que talvez no futuro seja
substituída pela DELTA).
Por enquanto, ficam os meus
parabéns a mudança da regra de acumulo de pontos da GOL!
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