quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

NOVAS REGRAS DO PROGRAMA SMILES


Sou favorável às alianças globais e me aproveito delas para conseguir bilhetes para o exterior (especialmente pela Star Alliance, empresa da qual a TAM é parte).

No entanto, as alianças globais “engessam” as companhias aéreas e diversas regras devem ser seguidas, algumas com mais e outras com menos flexibilidade.

Uma das regras rigorosas das companhias aéreas membros de alianças globais são as que se referem a quantidade de pontos voados necessários para o upgrade de categoria. E as razões são óbvias. Os membros elite de qualquer companhia aérea tem direito a diversos “mimos”  que clientes comum não fazem jus.

O principal benefício é o maior acumulo de pontos em vôos e conseqüentemente a maior facilidade em obter passagens gratuitas.  Além disso, existem outros benefícios importantes como o check-in preferencial, embarque preferencial, acesso a salas VIP, entre outros.

Por isso a política de upgrade de categorias costuma ser parecida entre as companhias aéreas.

Fugindo um pouco da mesmice e aproveitando que não faz parte de alianças globais, a GOL alterou a forma de pontos de vôos necessários para mudança de categoria.

Agora, para o participante do programa SMILES subir da categoria Smiles (mais básica) para a categoria prata, precisará acumular 10 mil pontos voados em 12 meses (a regra anterior previa a necessidade de 20 mil pontos ou 25 segmentos). O portador do Cartão prata possui os seguintes benefícios: acumulo de bônus de 25% sobre as milhas voadas. 5000 milhas pela conquista do cartão e 3000 milhas a cada ano de renovação da categoria. Excesso de bagagens de 10 quilos nos países que usam o conceito de peso na franquia  de bagagem.

Para alcançar a categoria ouro, o participante terá que acumular 20 mil pontos voados em 12 meses (a regra anterior previa a necessidade de 50 mil pontos ou 60 segmentos). O portador do Cartão prata possui os seguintes benefícios: acumulo de bônus de 50% sobre as milhas voadas. 7500 milhas pela conquista do cartão e 5000 milhas a cada ano de renovação da categoria. Excesso de bagagens de 20 quilos nos países que usam o conceito de peso na franquia  de bagagem ou 1 peça onde não se aplica o conceito de peso.

Para alcançar a categoria diamante, o participante terá que acumular 35 mil pontos voados em 12 meses (a regra anterior previa a necessidade de 100 mil pontos ou 100 segmentos). O portador do Cartão prata possui os seguintes benefícios: acumulo de bônus de 100% sobre as milhas voadas. 10.000 milhas pela conquista do cartão e 7000 milhas a cada ano de renovação da categoria. Excesso de bagagens de 20 quilos nos países que usam o conceito de peso na franquia  de bagagem ou 1 peça onde não se aplica o conceito de peso. Ter atendimento diferenciado no check-in e acesso a sala VIP, independente da categoria em que estiver voando.

Somente a título de comparação, para obter os mesmos benefícios no TAM FIDELIDADE são necessários:


Categoria azul – 12 mil milhas voadas (principal benefício – 25% no acumulo de milhas);

Categoria vermelha – 48 mil milhas voadas (principal benefício – 50% no acumulo de milhas);

Categoria preta – 150 mil milhas voadas (principal benefício – 50% no acumulo de milhas).

Por uma singela comparação é fácil notar os grandes benefícios trazidos pela GOL com a mudança de regras.

É óbvio que o numero de clientes ouro e diamante aumentarão e por conseqüência a quantidade de clientes prioritários será maior. Por outro lado, a facilidade em obter passagens aéreas gratuitas também aumentará muito.

Por outro lado, essa mudança de regras pode dificultar a entrada da GOL em alianças globais (caso esse seja o interesse da companhia), no entanto, podemos aproveitar as facilidade em emitir passagens pela Air France, KLM e American (que talvez no futuro seja substituída pela DELTA).

Por enquanto, ficam os meus parabéns a mudança da regra de acumulo de pontos da GOL!

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