quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

ITÁLIA – VIAGENS DE TREM PELA TRENITALIA/EUROSTAR



Como dito anteriormente, optamos por fazer todas as viagens internas na Itália de trem. Estávamos um pouco receosos pelos comentários das condições dos trens italianos contadas por alguns amigos.

No entanto, a surpresa não poderia ser melhor. Exceto pelos trens regionais (esses em péssimo estado de conservação), os trens da Trenitalia são operados em parceria com a Eurostar, mantendo um padrão altíssimo de qualidade e de pontualidade.

Fizemos diversos trechos de trem: Milão-Veneza-Florença-Nápoli-Roma e todos os trens chegaram com boa antecedência, não tivemos problemas para todos com saídas pontuais, não tivemos (muitos) problemas com assentos previamente comprados e os funcionários eram cordiais.



Todas as passagens foram compradas com 60 dias de antecedência pelo site da trenitalia. Assim que a compra é aprovada, a trenitalia envia os vouchers para o e-mail cadastrado.

Esse voucher não precisa ser validado, bastando que o consumidor esteja na hora marcada na plataforma constante na estação de trem.

Fora isso, é só aproveitar a vista ou aproveitar para relaxar.


17 comentários:

  1. Puxa, estou aqui sem saber direito o que fazer e acho que você pode me ajudar. Estou planejando a viagem de Roma a Firenze e Firenze e Firenze a Veneza por volta do início de maio. Eu consigo comprar as passagens já? Outra dúvida enorme. Sei que os aeroportos são super distantes e apesar das passagens aéreas serem baratas ha mais um custo de locomoção do aeroporto para o centro das cidades. Queria saber se as estações de trem da Trenitália são bem localizadas ou eu terei a mesma dificuldade. Obrigada. Carol

    ResponderExcluir
  2. Oi Carol, tudo bem? Você vai adorar a viagem! Nós saimos realmente encantados. Bom, vamos lá! É possível comprar as passagens pela internet noventa dias antes da data da viagem e diretamente no site da trenitalia (http://www.trenitalia.com/cms/v/index.jsp?vgnextoid=ad1ce14114bc9110VgnVCM10000080a3e90aRCRD). Assim, se você pretende viajar em maio, poderá comprar as passagem a partir do mês que vem. Você poderá comprar as passagens para os trens da Eurostar (ES) ou intercity (IS). Os primeiros são novos, limpos e de alta velocidade. Os segundos não são tão novos e o tempo de viagem será maior. Assim, você terá que decidir o que é melhor para você. As estações de trem na Itália estão localizadas bem nos centros da cidade. Na estação de Roma existe metrô para sair dela e a estação de Firenze fica bemmm próxima das muitas atrações turísticas (e bem no centro também). Em Veneza, a estação de trem está ao lado do vaporetto, o que a auxiliará bastante para chegar no seu hotel. Outra vantagem da viagem de trem é que você não precisará se preocupar com o peso das malas.
    Por outro lado, caso você opte por chegar nessas cidades de avião, terá que se preocupar com a distância do centro da cidade e com o peso das malas, senão todo o lucro que você tiver com a compra da passagem aérea, pode ser perdido no pagamento de peso extra das bagagens.
    Mais uma coisa. As viagens são curtas (1 hora e meia aproximadamente), portanto,será mais rápido ir de trem do que de avião.
    Espero ter ajudado. Me avise se tiver alguma outra dúvida.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, obrigada mesmo.....farei tudo de trem. Como irei rapidamente a Roma antes da viagem oficial com meus pais estou pensando em comprar os bilhetes pessoalmente. Você acha que cerca de mês antes eu consigo lugares? Os preços não ficam mais altos quanto mais perto do dia da viagem (como nas cias aéreas)? Obrigada por tudo....abraços..Carol

    ResponderExcluir
  4. Oi Carol, tudo bem? O valor das passagens de trem não tem muita variação pela época da compra. Pode ficar tranquila e comprando um mês antes da viagem está muito bom e evita qualquer risco de não ter vaga no trem que você quer viajar. De qualquer maneira não precisa ficar muito ansiosa pois mesmo se você deixar para comprar na hora do embarque você achará lugares disponíveis. Minha esposa e eu somos bastante ansiosos e não gostamos de correr qualquer risco, por isso compramos sempre com antecedência. Se tiver alguma outra dúvida, me avise.
    um abraço

    ResponderExcluir
  5. Uma ultima dúvida, buscando no site da trenitalia percebi que só há horários noturnos. Será que é isto mesmo? Eu gostaria de saber se há vaios horários ao longo do dia e se seria possível viajar bem cedo (pela manhã)? Como eu faço para ver os horários dos Eurostar? Obrigada pelas dicas. Abraços, Carol

    ResponderExcluir
  6. Oi Carol,

    existem horários o dia todo. Minha esposa e eu, por exemplo, sempre viajamos por volta das 9 da manhã. Seguem alguns exemplos (http://orario.trenitalia.com/b2c/nppPriceTravelSolutions.do?car=0&stazin=rome&stazout=firenze&datag=05&datam=04&dataa=2012&timsh=09&stazin_r=Staz_DA&stazout_r=Staz_A&timsm=11&timsm_r=11&lang=en&nreq=5&channel=tcom&npag=1&lang_r=en&nreq_r=5&channel_r=tcom&npag_r=1&x=22&y=5). Quando você for preencher a data e horário do trem (na página - http://www.trenitalia.com/cms/v/index.jsp?vgnextoid=ad1ce14114bc9110VgnVCM10000080a3e90aRCRD) coloque o horário que você pretende partir (item 3). Existem trens a cada meia hora (mais ou menos). Para saber os trens que são da Eurostar, basta ver na tela com os horários dos trens os que tem no item "train category" a expressa ES*A (eurostar). Se tiver mais alguma dúvida, fique à vontade para perguntar.
    tenho certeza que você aproveitará muito a sua viagem. E quando você, espero que comente aqui as suas impressões. Um abraço

    ResponderExcluir
  7. Comprei passagens de trem de Veneza para Florença e de lá para Roma,Intercity ic585 imprimi as páginas, mas pelo que tenho lido acho que falta algo.Tenho um código de recuperação e diz na impressão que conclui com exito a compra.O procedimento é esse mesmo,devo levar a impressão a um guichê antes da partida? Estou apreensiva pois viajarei em breve e os hotéis e voo de retorno já estão comprados.Grata,Olinda

    ResponderExcluir
  8. Oi Olinda, tudo bem? Você deve ter recebido um voucher por e-mail, não recebeu? O e-mail chega logo após a confirmação da sua compra e consta o valor da compra, o horário e destino escolhido bem como a sua poltrona (em alguns casos). se a confirmação estiver com esses dados fique tranquila e você poderá se dirigir direto ao trem no horário marcado. Ale´m disso, caso você tenha se cadastrado no site você poderá imprimir novamente. além disso, o SAC da trenitalia nas estações de trem são muito bons. Fique tranquila, tenho certeza que você não terá problemas, abraço

    ResponderExcluir
  9. Olá,viajarei para a Italia no mes de setembro e pretendo fazer um roteiro que inclui cidades na Lombardia, Piemonte, Liguria, Toscana e Veneto. Pretendo percorrer as cidades de trem. Embora falem mal dos trens Reggionale, eu pretendo fazer este percurso neles; dai me vem umas perguntas que faço a vc: é possivel comprar as passagens para viagens nos trens reggionale no site da trenitália? - qto ao pagemento, ela aceita pagar com cartão de crédito brasileiro? (já li q. não). Se não for possivel comprar pelo site, é fácil comprar nas estações antes do embarque? Obrigada, desde já. Um grde. abaraço. Moadia

    ResponderExcluir
  10. Olá, Moadia, tudo bem? É possível sim compras as passagens direto pelo site da Trenitalia (http://www.trenitalia.com/cms/v/index.jsp?vgnextoid=ad1ce14114bc9110VgnVCM10000080a3e90aRCRD) com antecência máxima de 90 dias. Os trens de hoje nao são mais tao ruins como eram antigamente. Hoje os trens foram modernizados e a compra é bastante fácil. Além disso, se o seu cartão de crédito for internacional, você poderá comprar com eles. Eu fiz todas as compras pagando com cartão de crédito.
    Caso prefira comprar nas estações de trem, é muito fácil também. Em todas as estações existem diversas máquinas de auto-atendimento.
    Se tiver dúvida para efetuar a compra me avise que eu posso lhe auxiliar.
    um abraço

    ResponderExcluir
  11. Olá Vinícius é arriscado deixar para comprar todos os passes na Itália mesmo?
    Estou com a viagem agendada para Agosto e vou de Veneza/Trento, Trento/Roma e Roma/Veneza.

    ResponderExcluir
  12. Tenho diversos amigos que deixam para comprar os passes nos dias dos embarques. Acho pouco provável que você não encontre trens disponíveis para realizar a viagem. O que pode acontecer é você não encontrar exatamente o horário que você pretende viajar.
    Eu viajei bastante pela Itália entre agosto e setembro do ano passado (altíssima temporada) e achei por bem comprar todos os bilhetes com antecedência. Por outro lado, minha irmã deixou para comprar tudo quando chegou na Itália (2 ou 3 dias de antecedência) e não teve problema.
    No meu caso achei melhor comprar com antecedência para não ter que me preocupar em chegar nas cidades e ter que ir atrás de estações de trem para comprar os ingressos (ainda mais porque queria aproveitar cada minuto da viagem, hehe). Mas isso é muito pessoal.
    Realmente acho que você não terá problemas em comprar os bilhetes desde que o faça assim que chegar na Itália.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  13. convenci minhas amigas acomprar as passagens de Florenca a Roma pelo site da Trenitalia, coloquei um email de minha amiga e nao recebemos nada, porem foi descontado da minha conta. Como havia uma mensagem dizendo que nao havia sido concluido pois faltava um registro ou coisa assim ( tive dificuldades no italiano), comprei as passagens novamente pelo site da raileurope. E agora, ficarei no prejuizo...Como entrar novamente em meus dados para saber como foi esse compra na trenitalia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se voce fez o cadastro no site basta fazer o login e verificar o ocorrido. Senao voce pode mandar um email em ingles anexando o comprovante da compra que eles te responderao

      Excluir
  14. Gostei da dica vi que com antecedência os preços são bem em conta.

    Veneza é uma roubalheira a hospedagem estou afim de fazer bate volta de milão com os freccia tudo barato com passagens promocionais.

    Abcs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. voce tem razao. Tente se hospedar em mestre que fica a meia hora de onibus ou de trem, os hoteis sao bem mais em conta

      Excluir
  15. oi Vinicius
    compro a passagem de trem entre Milao e Veneza, mas perco o horário, posso pegar o próximo ou perco a passagem??

    ResponderExcluir