quinta-feira, 8 de março de 2012

COMO VIAJAR DE GRAÇA USANDO MILHAS AÉREAS (E NÃO AÉREAS)


O sonho de qualquer viajante, freqüente ou não, é conseguir viajar de graça. As principais companhias aéreas do Brasil proporcionam a possibilidade de viajar de graça desde que o cliente acumule certa quantidade de pontos (ou milhas), que varia de acordo com o destino procurado.

Os dois principais programas de fidelidade do Brasil são oferecidos pelas principais companhias aéreas (TAM e GOL) ambos com suas peculiaridades.

O cadastramento no programa TAM Fidelidade deve ser feito no site (http://tam.com.br/b2c/vgn/v/index.jsp?vgnextoid=85f81e3780513210VgnVCM1000000b61990aRCRD) enquanto para se cadastrar no programa Smiles basta ir ao site http://www.voegol.com.br/smiles/pt-br/Paginas/default.aspx e preencher os dados no item "inscreva-se já".

A chave para obter passagens gratuitas é ser fiel ao programa escolhido, tentar obter o máximo de produtos que gerem pontos/milhas e as suas compras devem ser feitas, preferencialmente, com cartão de crédito.

Antes de escolher o programa de fidelidade favorito, também é importante saber qual o seu perfil de viagens. Se você pretende fazer muitas viagens para o exterior, talvez seja interessante se filiar ao TAM Fidelidade, que é membro da Star Alliance (aliança global composta por companhias aéreas de diversas partes do mundo) para acumular mais pontos.

É bem verdade que a GOL também permite o acumulo de pontos se o passageiro voar pela Air France, KLM ou American, porém, a chance de acumular pontos fica muito mais restrita.

Do mesmo modo, a TAM, por participar de uma aliança global, permite a emissão para muito mais destinos do que a GOL.

Aliás, as alianças globais são importantíssimas para conseguir as suas passagens grátis. Vamos lá:

ALIANÇAS GLOBAIS

Existem hoje três grandes alianças globais: 1) Star Alliance, composta pela Lufthansa, United Airlines, Air Canada, TAM, Swiss, TAP, Adria Airways, Aegean Airlines, Air China, Air New Zealand, ANA, Asiana, Blue1, BMI, Brussels, Croatia, Egypt Air, LOT, Scandinavian, Singapore, South African, Thai, Turkish, US Airways; 2) One World, composta pela American, British, Cathay, Finnair, Iberia, Japan, Lan, Malev, Qantas, Royal Jordanian e S7; e 3) Sky Team, composta pela Air France, KLM, Delta, Aeroflot, Aeromexico, Air Europa, Alitalia, China, Czech, Kenya, Korea, Vietnam.

Aqui um ponto importante, qualquer viagem que você faça pode gerar pontos. Se você viajar por alguma dessas companhias aéreas, filie-se a uma das companhias membros da aliança (e acumule pontos somente por essa companhia, afinal, de nada vai adiantar ter pontos em diversas companhias se você não conseguir emitir bilhetes em nenhuma delas) e lembre-se, não é possível somar os pontos de duas companhias distintas. Do mesmo modo, não é possível emitir passagem somando as milhas de dois cartões.

Assim, se você está inscrito no programa TAM Fidelidade e pretende voar para o exterior, tente fazer os vôos por alguma das parceiras da Star Alliance.

ACUMULO DE MILHAS/PONTOS VOANDO

Escolhido o programa de fidelidade favorito, a forma mais fácil de ganhar uma passagem aérea é voando. A quantidade de pontos obtidos em cada vôo varia de acordo com a tarifa paga.

Além disso, é possível obter um upgrade de categoria de acordo com a quantidade de vôos realizados. Para maiores informações sobre a obtenção de pontos e de upgrade de categoria pela TAM, clique no link a seguir: http://maisdoqueumaviagem.blogspot.com/2010/11/tam-fidelidade.html. Para informações sobre a obtenção de pontos e upgrade de categoria pela GOL, clique no link a seguir: http://maisdoqueumaviagem.blogspot.com/2010/11/programa-de-fidelidade-golvarig-smiles.html e http://maisdoqueumaviagem.blogspot.com/2012/02/novas-regras-do-programa-smiles.html.


ACUMULANDO PONTOS POR COMPRAS EM CARTÃO DE CRÉDITO

Como dito anteriormente, a fórmula mágica para obter pontos (e conseqüentemente passagens gratuitas) é ser fiel. Assim, tudo o que você compra pode se transformar em pontos e aproximá-los ainda mais da passagem aérea gratuita.

Uma das formulas mais eficazes de juntar pontos é associar-se a um cartão de crédito que gere milhas. A quantidade de milhas varia de acordo com o cartão de crédito que você possui (de 1 milha por dólar gasto até 4 milhas por dólar gasto). A maior parte dos cartões gera entre 1 e 1,5 milha por dólar gasto, portanto, verifique qual é o cartão que você possui e quantos pontos ele gera por dólar gasto.

Existem os cartões ligados diretamente aos programas de Fidelidade. O Itau possui o TAM Itaucard, que gera 1, 1,33, ou 1,5 milha por dólar gasto, dependendo do tipo de cartão que você possui. A validade das milhas é de 2 anos da data da obtenção.

Se você prefere acumular pontos pela GOL, obtenha os cartões Smiles, emitido pelo Bradesco e pelo Banco do Brasil. A validade das milhas é de 3 anos contados da data de inscrição no programa de fidelidade. Portanto, se você se inscreveu no programa smiles em fevereiro e transferiu as milhas em agosto de 2011, elas irão expirar em fevereiro de 2015 (três anos contados da data de inscrição no programa).

Esses cartões (da GOL e da TAM) geram milhas que são enviadas mensalmente para o programa de fidelidade.

Existem outros tipos de cartões que geram milhas para um programa específico do próprio banco e podem ser transferidos de acordo com um numero mínimo de milhas obtidas.

Um programa bastante interessante é o do Bradesco. É possível acumular pontos pelo programa Bradesco Fidelidade e: (i) transferir para o seu programa de fidelidade da TAM ou da GOL; (ii) emitir o bilhete direto pelo site do Bradesco; (iii) reservar hotéis; (iv) comprar pacotes; (v) trocar por prêmios.

Outros bancos também possuem programa de fidelidade, portanto, é importante verificar quais os benefícios que o seu banco oferece.

ACUMULO DE PONTOS COM OUTROS PARCEIROS

Outra dica importante para obter passagens gratuitas é aproveitar os pontos oferecidos pelos parceiros (não aéreos) das companhias.

É possível acumular pontos na assinatura de revistas (veja, época), em postos de gasolina (km de vantagens da Ipiranga), em farmácias (droga raia), em sites como americanas.com, walmart.com, etc.

Conhecer os parceiros é importantíssimo para obter mais pontos.

Bom, essas são algumas das minhas dicas para obter (ou ajudar na obtenção) de passagens aéreas.

4 comentários:

  1. FICOU FALTANDO COMO SE CADASTRAR/ COM ENDEREÇO.

    ResponderExcluir
  2. Ariovaldo, você tem toda a razão. Os dados já foram atualizados, obrigado

    ResponderExcluir
  3. quantas milhas preciso para ir do Rio de Janeiro a Sao Diego na California>

    ResponderExcluir
  4. Uma grande oportunidade para se ganhar milhas aéreas na multiplus fidelidade da Latam é respondendo pesquisas de opinião pelo site e-rewards. Lembrando que Você pode ganhar pontos no programa multiplus apenas respondendo pesquisas de opinião sobre produtos ou serviços e em troca ganhará pontos na multiplus fidelidade. Empresas de pneus, aplicativos, softwares, bebidas, eletronicos e outros pagam o site e-rewards para recrutar e aplicar questionários a população em geral. Assim o site e-rewards recompensa com pontos na multiplus fidelidade os cidadãos interessados em participar. Para ler um tutorial completo sobre isso e ganhar pontos acessem o link abaixo:

    https://sempremaistutoriaisedicas.blogspot.com.br/2017/06/tutorial-para-ganhar-milhas-aereas-de.html

    ResponderExcluir