terça-feira, 14 de janeiro de 2014

BERLIM – CHECKPOINT CHARLIE E EAST SIDE GALLERY


Finalmente chegamos ao ponto mais alto da viagem. Aguardamos ansiosamente para visitar esses dois pontos. O checkpoint Charlie e o East Side Gallery.

O Checkpoint Charlie foi o nome dado pelos aliados para um dos postos que dividia a Berlim Oriental da Berlim Ocidental durante a Guerra Fria.


Além do Checkpoint Charlie haviam outros dois postos no sentido da Rodovia (autobahn), o Alpha e Bravo (A-Alpha, B-Bravo e C-Charlie).



 Esses postos eram onde os soldados e estrangeiros que possuíam permissão podiam transitar de um lado para o outro, ou seja, na Berlim Oriental ou na Berlim Ocidental.

Hoje resta apenas uma casinha relembrando onde era antes o posto de checagem. Hoje é possível tirar fotos com pessoas fantasiadas de soldados. Além disso, um memorial para lembrar o antigo posto é denso e relembra o pesado vivido algumas décadas atrás.


O local onde antes ficava o muro de Berlim ainda está marcado no chão remetendo ao horror vivido no passado.


Ao lado, pedações do muro com pinturas são muito interessantes e valem algumas fotos. Também interessantes as deliciosas guloseimas de rua como os sanduíches com o salsichão alemão e os deliciosos kebaps.



Saindo do checkpoint Charlie rumamos para East Side Gallery que nada mais é do que uma grande galeria ao ceu aberto feita em uma parte preservada do muro de Berlim e com quase um quilometro e meio de largura. 


Esse foi, sem dúvida alguma, o nosso passeio favorito em toda Berlim (e olha que atrações não faltam em Berlim).

As pinturas são maravilhosas ainda mais pensando em tudo o que se passou naquele local.


Além disso, por estar na área oriental de Berlim é possível  ver o grande contraste entre a modernidade da Berlim ocidental e o atraso da Berlim oriental. É realmente chocante sair de Mitte e ir para East Side Gallery. Ande por todo o local onde está o muro e você não se arrependerá.




Nenhum comentário:

Postar um comentário