segunda-feira, 7 de abril de 2014

QUANTAS MILHAS OU PONTOS SÃO NECESSÁRIAS PARA VIAJAR?

Essa talvez seja a pergunta que eu mais tenha escutado ultimamente. Quantas milhas preciso para viajar para a Argentina? Estados Unidos? Europa?

O que antes seria uma pergunta simples de ser respondido tem ficado cada vez mais complexa nos últimos tempos. Explico. Os programas de milhagem brasileiros estão mudando muito e, na maior parte das vezes, deixa o consumidor confuso e incerto com relação a quantidade de milhas necessárias para viajar. A tabela antiga era muito simples e objetiva. Quer ir para a Europa pela Tam? 30 mil pontos. Argentina pela Gol, 10 mil pontos.

A matemática de hoje é um pouco mais complexa, mas vamos lá.

Primeiramente, limito este post para os voos nacionais e internacionais da Tam e da Gol, primeiro porque as duas outras companhias aéreas nacionais Azul e Avianca Brasil não fazem voos internacionais e seria pouco produtivo aumentar esse post para as companhias estrangeiras. Além disso, ressalto que a tabela abaixo não fará menção a trechos promocionais, pois são situações excepcionais e impossível de prever. Além disso, a relação falará somente da emissão de bilhetes na classe econômica. Então utilizaremos as tabelas padrão divulgadas pelas companhias:

I – VOOS NACIONAIS

A Gol possui três tipos de tarifa de emissão, a smiles reduzida, smiles e smiles any day. No entanto, não existe uma lista com pontos necessários para emitir a passagens com milhas reduzidas (promoções), portanto, nos ateremos as passagens emitidas nas duas outras tarifas, smiles e smiles any day. Para emitir pela tarifa smiles, serão necessários 10 mil pontos para voar dentro do Brasil e para emitir pela tarifa smiles any day, a partir de 11 mil (veja que na Gol não existe uma limitação de pontos).

A Tam possui três formas de resgate; A promo, clássico e irrestrito. Na promo serão necessários de 5 a 8 mil pontos, na clássica de 6 a 10 mil pontos e na irrestrita de 11 a 35 mil (se você possui cartão de fidelidade branco ou azul) e de 11 a 15 mil se o seu cartão for vermelho, vermelho plus ou preto

II – VOOS ENTRE BRASIL E DEMAIS PAÍSES DA AMÉRICA DO SUL

A Gol  não difere voos dentro do Brasil e para os demais países da América do Sul, portanto, a emissão de bilhetes prêmio será a mesma regra dos voos nacionais.

A Tam possui as seguintes tarifas. Promo – 7 a 10 mil, Classico – 10 a 15 mil e irrestrito – 15 a 50 mil (se você possui cartão de fidelidade branco ou azul) e de 15 a 40 mil se o seu cartão for vermelho, vermelho plus ou preto.

II – VOOS ENTRE BRASIL E AMÉRICA CENTRAL E CARIBE

Pela Gol é possível emitir bilhetes com 15 mil na tarifa smiles e a partir de 16 mil na Smiles any day.

A Tam não voa para América Central e Caribe.

III – VOOS ENTRE BRASIL E AMÉRICA DO NORTE

Pela Gol é possível emitir bilhetes com 25 mil na tarifa smiles e a partir de 26 mil na Smiles any day.

A Tam possui as seguintes tarifas para voos para a America do Norte. Promo – 25 a 35 mil, Classico – 40 a 70 mil e irrestrito – 95 a 115 mil (se você possui cartão de fidelidade branco ou azul) e de 85 a 100 mil se o seu cartão for vermelho, vermelho plus ou preto.

IV – VOOS ENTRE BRASIL E EUROPA

A Gol não voa para a Europa

A Tam possui as seguintes tarifas para voos para a Europa. Promo – 30 a 40 mil, Classico – 45 a 75 mil e irrestrito – 100 a 130 mil (se você possui cartão de fidelidade branco ou azul) e de 80 a 100 mil se o seu cartão for vermelho, vermelho plus ou preto.

V – VOOS COM COMPANHIAS PARCEIRAS

A Gol possui a seguinte tabela para emissão de bilhetes com companhias aéreas parceiras tomando com base a mesma quantidade de pontos necessária para emissão em voos próprios:





A Tam possui a seguinte tabela




VI – CONCLUSÃO


É possível tomar as tabelas acima como base para a emissão de bilhetes, porém, você vai notar que a variação da quantidade de pontos necessários para a emissão de bilhetes é muito grande. Portanto, tome como base a tabela, mas não leve a tabela “à risca”.


Escolha a companhia aérea que você mais gosta de viajar e fidelize os seus voos nela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário