domingo, 19 de janeiro de 2014

Programa de Fidelidade GOL/Varig – Smiles



Atualizado em 19 de janeiro de 2014

O programa de fidelidade da GOL/Varig, conhecido como SMILES, sofreu grande alteração na forma de acúmulo de pontos .
O princípio de acúmulo em vôos é o mesmo daquele trazido pelos “frequent flyer programs”, ou seja, quanto maior for a fidelização à companhia aérea, maior será o acumulo de milhas.
Para a obtenção de uma passagem cortesia (ida ou volta) é necessária a obtenção de 10.000 pontos. Após a inscrição no programa, a obtenção de pontos se inicia na compra dos bilhetes aéreos. O SMILES divide a faixa de pontuação de acordo com o valor pago pela passagem. O SMILES calcula a pontuação com a base no valor da passagem. Assim, a empresa atribui tres faixas de passagens: (i) a tarifa promocional (não atribui pontos),  programada (atribui 2 milhas a cada real gasto), e flexível (atribui 3 milhas a cada real gasto) .
Ao aderir ao programa, o SMILES atribui ao participante o “cartão Smiles” onde o participante obterá a pontuação mencionada no item acima quando fizer alguma viagem.

Os valores para upgrade são feitos com base na "milha club", que funciona assim; A cada milha voada pela Gol ou por parceiras, o participante recebe 1 milha club e a cada 15 milhas acumuladas por parceiros nao aéreos, o participante recebe 1 milha club. Pode parecer pouco, mas é uma boa vantagem, especialmente se estiver precisando de poucos pontos para subir de categoria. A validade das milhas obtidas nessa categoria é de 3 anos.
Para ser promovido para o “cartão prata” o participante deverá acumular 10 mil milhas club smiles no prazo de 1 ano. Ao alcançar essa categoria azul, o participante ganhará pontuação bônus de 25% em cada vôo além de 5.000 milhas bônus comemorativos ao conquistar o cartão. Essa bonificação não é válida para promoção para outras categorias. Ademais, a categoria prata permite ao participante a franquia de bagagem no vôo (10kg extras), de acordo com a regra de cada aeroporto. Para se manter nessa categoria é necessário que o participante atinja a quantidade de 10 mil milhas club a cada ano. Caso o participante não obtenha essa pontuação retornará para a categoria Smiles. A validade das milhas obtidas nessa categoria é de 4 anos.
Para ser promovido para o “cartão ouro” o participante deverá acumular 20 mil milhas club  no prazo de 1 ano. Ao alcançar essa categoria ouro, o participante ganhará pontuação bônus de 50% em cada vôo além de 7.500 milhas bônus comemorativos ao conquistar o cartão. Essa bonificação não é válida para promoção para outras categorias. Ademais, a categoria prata permite ao participante a franquia de bagagem no vôo (20kg extras), de acordo com a regra de cada aeroporto. Poderá contar ainda com atendimento diferenciado de check-in e acesso à Sala Vip Smiles além de central de atendimento exclusiva. Para se manter nessa categoria é necessário que o participante atinja a quantidade de 20 mil milhas voadas a cada ano. a validade das milhas obtidas nessa categoria é de 5 anos.
Para ser promovido para o “cartão diamante” o participante deverá acumular 35 mil milhas club no prazo de 1 ano. Ao alcançar essa categoria ouro, o participante ganhará pontuação bônus de 100% em cada vôo além de 10.000 milhas bônus comemorativos ao conquistar o cartão. Essa bonificação não é válida para promoção para outras categorias. Ademais, a categoria prata permite ao participante a franquia de bagagem no vôo (20kg extras ou uma peça), de acordo com a regra de cada aeroporto. Poderá contar ainda com atendimento diferenciado de check-in e acesso à Sala Vip Smiles além de central de atendimento exclusiva, ter direito a assentos especiais, quando disponíveis e acesso gratuito ao assento Gol + conforto nos voos entre Congonhas e Santos Dumond, quando disponível e antecipar o voo sem pagamento de tarifa adicional. Para se manter nessa categoria é necessário que o participante atinja a quantidade de 35 mil milhas voadas a cada ano. a validade das milhas obtidas nessa categoria é de 5 anos.

2 comentários:

  1. Falando em smiles - Aguem pode dizer porque o site do smiles nao se consegue mais entrar para emissão de passagens e no entanto fazem campanha de incremento de milhas transferindo pontos de outros programas para melhorar a categoria.
    Parece ser propaganda enganosa, vc transfere mais não consegue tirar passagem pois o contato está dificil mande email e não respondem enfim vc entrou no conto do vigario

    ResponderExcluir
  2. O Smiles está sendo atualizado e as melhorias podem demorar um certo tempo.
    De qualquer modo, ultimamente a Smiles tem feito diversas promoções muito interessantes, o que tem gerado uma forte migração de consumidores da TAM para a Gol.

    ResponderExcluir