sábado, 26 de novembro de 2011

SUIÇA – ZURIQUE – CUSTO, TRANSPORTE PÚBLICO E ALIMENTAÇÃO


A Suiça é um país que não pertence a comunidade européia e portanto, muitas das regras aplicáveis na maior parte dos países que viajamos não se aplica lá.
Pelo menos em tese a barreira de imigração é muito mais rígida (na prática isso não se confirmou, ao menos conosco) e a moeda corrente não é o euro, mas sim o franco suíço (cuja cotação estava próxima ao dólar quando viajamos).


Outra coisa importante para saber é o custo, não importa qual custo, o importante é saber que tudo em Zurique é caro, muitooo caro. Nenhuma cidade que havíamos visitado na Europa se mostrou tão cara quanto Zurique.
A primeira dificuldade foi encontrar um hotel dentro do nosso orçamento. Os hoteis na suíça são impressionantemente caros.
Ficamos em um hotel chamado Welcome Inn, que é próximo ao aeroporto e a menos de um quarteirão da estação de trem. Apesar de ser mais caro do que costumamos pagar e ter as mesmas coisas que temos nos outros hoteis, saímos satisfeitos, especialmente após descobrirmos o preço dos hoteis que alguns conhecidos haviam estado e quanto haviam desembolsado.
De lá para o centro utilizamos um bilhete público que pode ser adquirido em máquinas que estão em todas as partes das estações de trem. Você pode comprar bilhetes para um viagem, para cinco viagens e para o dia todo.
Por mais estranho que possa parecer, as estações de trem não possuem catraca para validação dos bilhetes. E isso não é necessário devido à grande civilidade da população. É bem estranho para nós brasileiros entrar em um trem sem catraca ou qualquer outra pessoa que confira o seu bilhete. Ficamos realmente muito impressionados com a confiança do governo e com a civilidade.
Para os padrões brasileiros, Zurique é uma cidade que deve ser conhecida à pé. Basta chegar até a estação central (Zurich Hauptbanhof ou Zurich HB) e se deleitar pelas ruas da capital.



A alimentação é outro problema para nós brasileiros, pois o custo de tudo (tudo mesmo) é absolutamente alto.
No primeiro dia de viagem pagamos pela inexperiência. Sentamos em um restaurante na beira do Rio Limmat (rio que corta o centro da cidade) para comermos algo simples e beber uma (uma mesmo) cerveja. O custo de duas salsichas com batata, pão e uma cerveja, Sfr 70.
A partir daí resolvemos observar melhor o que os locais fazem...e aprendemos rapidamente que se pretendíamos aproveitar nossa estadia no país sem criar dívidas absurdas deveríamos comer no estilo “take away”, onde se pega a refeição e não se come no local. Mas do que isso, aprendemos que a rede de supermercados migros oferece comidas gostosas por um preço honesto e fornece mesinhas para saborear a refeição (mesmo no “take away”).

25 comentários:

  1. Boas dicas! Vou pra lá em Junho e pretendo viver no Migros rsrsrsrs, uma pergunta: existem barracas que vendem cachorro quentes ou similares pelas ruas?

    ResponderExcluir
  2. Afonso, tenho certeza que você vai aproveitar muito! Zurique foi uma das cidades mais interessantes que conhecemos. Respondendo a sua pergunta, nós não vimos nenhuma das nossas "tradicionais" barracas de rua. Existem sim pequenos restaurantes na beira do Lago Limmat, porém, os preços são exorbitantes.
    Aproveitando a dica, farte-se na Migros, mas não se esqueça de aproveitar os deliciosos chocolates da Sprungli
    um grande abraço

    ResponderExcluir
  3. Realmente as coisas são bem !caras! em Zurich, mas além do Migros (que devido a policies) não vende alcool, uma boa opção para o meio de semana são os restaurantes rápidos (Kebabs e MELHOR AINDA os italianos) onde comemos muitissímo bem por 20 ou 24CHF (com 02 cervejas de boa qualidade inclusive).
    Recomendo um na Limmatplatz (em frente a sede do Migros) que chama-se Millenium que posso dizer é excelente e inclusive tem um atendente que fala portugues muito bem. Arroz, carne, peixes e deliciosas pizzas por menos de 20 CHF...
    Espero ter ajudo e bom frio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você ajudou, e MUITO com seu comentário. Se Deus quiser, iremos para a Suiça em 2015 e já estou fazendo o planejamento. Sua dica já está inserida na minha planilha. Obrigada!!!

      Excluir
  4. Gustavo, muito obrigado pela dica! Um abraço

    ResponderExcluir
  5. Olá, Vinicius! Pretendo viajar com a familia pra Suiça no final de Janeiro. Quanto tempo leva para conhecer Zurique? É muito caro o transporte entre as demais cidades? Pois pensei em ficar por Zurique e fazer bate-volta para conhecer algumas outras cidades da Suiça, sem ter que hospedar em vários hotéis. Compensaria alugar um carro (estamos em 4 pessoas)?

    ResponderExcluir
  6. Oi Vitor, tenho certeza que você vai amar Zurique! A cidade é fantástica e além de muito bonita é absurdamente organizada.
    Eu acho que dois ou três dias é um tempo suficiente para conhecer o básico da cidade. Além disso, a localização de Zurique é bem interessante para fazer bate-voltas. Quando estive na Suiça eu preferi fazer os passeios de trem para apreciar a vista e não ter preocupação. Tenha em mente que dependendo da época do ano que você viajar, terá que alugar um 4x4.
    Espero ter ajudado.
    abraços

    ResponderExcluir
  7. Ola amigo,

    Estarei indo com minha esposa agora em Março de 2013, gostaria de saber mais a respeito dos Bate-volta, quais cidades vc fez, ou indicaria pra gente fazer??? outra coisa os restaurantes em Kloten que ficavam perto do hotel, tinham bom preços para jantar? e o do hotel chegou a comer algo nele???

    ResponderExcluir
  8. Ola, eu não fiz bate e volta n suiça. de Zurique eu fui direto para Milão, mas o que eu sei por amigos que já fizeram é que um dos mais interessantes é o que vai para Interlaken. O trem demora mais ou menos duas horas até lá e a vista de Jungfrau é dantástica. as minhas refeições foram feitas todas em Zurique, assim, não posso lhe informar muitas coisas sobre alimentação, exceto por uma padaria maravilhosa que fica ao lado da estação de trem, essa vale muito à pena...mas o preço não é tão barato assim.
    um abraço

    ResponderExcluir
  9. Olá Vinícios!!! Boa tarde!
    Pretendo viajar no mês de Junho para Suiça e gostaria muito de conhecer a França tbm. Vc poderia me informar qual o melhor transporte e quanto seria bilhete em real? Obrigada!

    ResponderExcluir
  10. Oi Fernanda, será um prazer ajudá-la, mas para isso eu preciso saber de onde você pretende sair na França e qual o seu destino na Suiça. um abraço

    ResponderExcluir
  11. Olá! Eu vou para Suiça, estarei na cidade de Aargau e queria muito conhecer a França, pois ñ fica muito distante. Mais gostaria de saber qual o melhor meio de ir. Obrigada por responder Vinícios! Abraços

    ResponderExcluir
  12. Oi Fernanda, de trem eu sugeriria Dijon (2 horas e meia) e as minhas favoritas Lyon e Nancy, ambas a quatro horas e meia de Aarau. Você pode comprar a passagem pelo site da sbb (http://www.sbb.ch/en/home.html). Se preferir fazer trajetos um pouco maiores utilize o avião. um bom site para pesquisa é o da edreams (www.edreams.pt).
    De qualquer modo, se eu fosse você pensaria em conhecer os alpes suiços e zurique, ambos fantásticos.
    Se tiver alguma outra dúvida, estou à disposição.
    um abraço

    ResponderExcluir
  13. OI,
    Saberia me informar se podemos ver neve em algumlugar da Suiça em Junho de 2013?...e informar tbm se o transporte publico é facil de utilizar e quanto custa? Por gentileza.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  14. Oi Denilso, me desculpe pela demora em responder. Se você estiver em Zurique pode pegar um trem para interlaken, talvez a principal estaçao de esqui da Suiça. Lá você verá neve qualquer mês do ano. Existem outras opçoes interessantes, como St. Moritz. O transporte público é muito bom, limpo e de fácil locomoção Em Zurique a melhor opção é comprar o Zurich card (20 euros para 1 dia e 40 euros para três dias Alem do transporte público ilimitado você tem entradas gratuitas em museus e descontos em outras atrações turísticas.

    ResponderExcluir
  15. Boa noite Vinicius, PRECISO DE UMA AJUDA!!! Tinhamos planejado nossa viagem Londres - Paris - Zurique em 2. Em Zurique ficariamos hospedados em casa de amigos que moram la e por isso esse foi o nosso destino final escolhido. Ja estamos com passagens compradas de ida e volta com esse roteiro e passagem de trem Londres a Paris comprada tbm, mas por motivos pessoais a viagem a Zurique ficou comprometida pois nossos amigos não poderam mais estar lá nessaa data. EStamos sem saber o que fazer pois não haviamos planejado nada lá, tinhamos a ideia de estar com eles e assim ter basicamente nossos proprios "guias turisticos". Preciso de uma opinião, em relação custo/beneficio e aproveitamento da viagem - Temos duas opções: Seguir o roteiro inicial e procurar um hotel para os 4 dias em Zurique (sendo que os custos lá são altissimos) ou ficar mais dias em Paris e apenas pernoitar em Zurique e hospedar-se em hostel ou hotel proximo ao aeroporto para a volta ao Brasil. O que acha? Como são hoteis e custos por lá? Muito Obrigada pela ajuda!! Aguardo resposta! Abraço

    ResponderExcluir
  16. Zurique é uma cidade fantástica e belíssima, foi certamente uma das cidades que mais gostei de visitar, no entanto, você tem razão quanto aos custos. Eles sao caríssimos. Além disso, Zurique pode servir de base para uma viagem para os Alpes Suiços. Aproveite

    ResponderExcluir
  17. voce disse que é tudo muito caro, mas em quanto esta falando só pra eu ter uma ideia, por exemplo quanto custaria um pequeno almoço, ou o preço de uma cerveja, eu pretendo alugar por temporada e comprar coisas e eu mesmo fazer, sendo assim, ainda fica caro?

    ResponderExcluir
  18. Oi Sol, tudo bem? O preço para comer em restaurantes é bastante caro, mesmo os mais simples são caros para os nossos padrões. De qualquer modo, a rede de supermercado Migros está espalhada por toda a cidade e é uma ótima forma de economizar. Nós nos valemos bastante dela durante a nossa estadia. Aproveite! Abraços

    ResponderExcluir
  19. Olá, gostaria de saber quanto custa em média um pacote para Zurique (Passagem + Hospedagem + Entrada nos pontos turísticos) como essas empresas cobram por um periódo de 10 dias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André, eu fecho todas as minhas viagens por conta, portanto não vou conseguir te ajudar. Mas se você for a uma dessas agências de viagem eles montarão o roteiro para você. Agora, o preço vai variar muito dependendo da época do ano que você pretende fazer a sua viagem e o roteiro

      Excluir
  20. Ola, iremos para Suíça em janeiro de 2015. Chegaremos por Genebra, com destino a Pontresina.
    No caminho passaremos de trem por Lausanne, Berna, Interlaken, Lucerna e Zurique. Genebra, que e o ponto de chegada, e Pontresina, que é o destino final, são pontos obrigatorios. Das demais cidades citadas, quais você acha que devemos descer pra conhecer? Quais dessas são mais imperdiveis?

    ResponderExcluir
  21. Das que voce mencionou em desceria em Zurique e iria para Interlaken. assim terá uma visão mais geral do lado alemão da Suíça que ao meu ver é o mais bonito. Eu acho que você deveria aproveitar e conhecer outras estações de ski (mesmo que não tenha o menor interesse em esquiar). Como você vai cruzar o país, sUgiro St. Moritz e Montagem Blanc

    ResponderExcluir
  22. Oi Vini , Mano Eu quero Morar na Suíça, já estou com uns Planos em mente ,estou estudando Alemão p facilitar , a minha dúvida é a seguinte,existem muita dificuldade p Morar na Suíça, N falo de idioma ou das condições climáticas,mas falo de como conseguir um emprego um lugar p Morar e se o país vai me aceitar depois q eu passar os três meses, outra coisa é difícil legalizar oa meus dados air na Suíça, cidade q quero Morar é Berna , porq os custos em Genebra e zurique são muito altos..Irmão me passa qq coisa de como Morar na Suíça .Abraçâo e te agradeço , aguardo resposta. .

    ResponderExcluir
  23. oi??? quanto custa um bilhete de tren para um dia em zurich?

    ResponderExcluir