quarta-feira, 10 de novembro de 2010

BAHIA – SALVADOR

Igreja do Senhor do Bonfim

Elevador Lacerda

Centro Antigo

O último dia de viagem foi dedicado à Salvador. Já sabíamos de antemão que  este período de tempo não seria suficiente para andarmos pelo centro histórico, mas ao menos seria possível conhecermos o trivial e ficarmos com vontade de voltar, o que não é nenhum sacrifício considerando que estamos na Bahia.
Iniciamos a visita pela cidade baixa, mais precisamente pela Igreja do Bonfim, certamente a mais lembrada graças às famosas “fitinhas bom Senhor do Bonfim”. A Igreja foi toda restaurada e está linda! A vista de lá é linda!

Pelourinho

Pôr do Sol no Porto de Salvador

Depois partimos para o Mercado Modelo cuja diversidade de cheiros, sabores, tear e sotaques é muito interessante. O lugar é maravilhoso para compreendermos um pouco da cultura local e também para saber o que os estrangeiros procuram na cidade.
Logo à frente pegamos o famoso Elevador Lacerda (ao custo de R$ 0,15) e da cidade alta temos outra vista fantástica da cidade! A moderna Prefeitura, construída em menos de um mês é outro ponto alto.
Partimos para a Igreja de São Francisco e fizemos questão de nos perder pelas ruas do Pelourinho.
Como nem tudo é perfeito, a abordagem dos vendedores ambulantes é algo que incomoda.
Infelizmente era hora de ir embora. Deixamos a Bahia com uma vontade de passar mais dias em cada um dos lugares que visitamos e não podíamos dizer adeus, mas um até breve.

2 comentários:

  1. Realmente essa abordagem dos vendedores é irritante! Morei um ano em Salvador e sempre que ia ao pelourinho ou alguma praia, lá estavam os vendedores incomodando.
    para quem pretende ir a Salvador, uma dica para evitar as armações desses vendedores. Geralmente eles se aproximam oferecendo uma fitinha do Senhor do Bonfim de graça e pedem para prender no seu braço. Assim que prendem a fitinha, enchem seu braço com pulseiras "de ouro" e ficam insistindo pra você comprar e te seguindo o tempo todo.
    Nunca estiquem seus braços,deixem para adquirir as fitinhas, nas lojinhas atrás da igreja do Bonfim, lembro que comprei 50 fitinhas a R$1,00!

    ResponderExcluir
  2. Leonardo, o que eu percebi na minha viagem é que mesmo quando pedia educadamente que não colocassem a fitinha era maltratado/xingados. Mas apesar disso, acho que você está correto e é muito mais fácil (e barato) adquirir as fitinhas na igreja do Bonfim.
    De qualquer modo e apesar da abordagem dos vendedores, o Pelourinho é fantástico e Salvador é uma cidade deliciosa.

    ResponderExcluir