quinta-feira, 11 de novembro de 2010

PROGRAMAS DE MILHAGEM – VISÃO GERAL

Após indagações de diversos amigos resolvi escrever sobre um dos temas que mais me fascina, os programas de milhagem.
Comecei o meu vício pelo acúmulo de milhas iniciou em 2007 quando me inscrevi nos dois principais programas de milhagem do país, o Tam Fidelidade e o Smiles da Gol/Varig.
De lá para cá já consegui realizar diversas viagens nacionais e pela América do Sul. O meu raciocínio é simples, tudo pode ser transformado em milhas que serão transformadas em viagens futuras.
A forma mais fácil de acumular milhas é voando. E não poderia ser diferente, afinal esta é a atividade preponderante das empresas. E o interesse da empresa não poderia ser outro a não ser a fidelização do cliente. O importante nesse ponto é a fidelidade a uma companhia aérea, afinal, quanto mais você voar e quanto maior o valor pago pela sua passagem, maior será o seu status dentro da companhia, e por conseqüência, mais milhas você ganhará por vôo, facilitando ainda mais a sua próxima viagem.
Outra forma que corrobora com o acúmulo de milhas é o uso do cartão de crédito. Neste caso a matemática é um pouco mais complexa, afinal, cada cartão de crédito gera uma certa quantidade de pontos que será convertida em milhas do seu programa de fidelidade no pagamento da fatura (nas hipóteses dos cartões TAM itaucard e Smiles do Bradesco e banco do Brasil) ou transferência de pontos em blocos a partir de mil pontos.
Nesta última hipótese, a taxa de conversão para cada dólar gasto é um forte aliado. A maior parte dos cartões de crédito gera uma milha a cada dólar gasto. Os cartões platinum geram em média 1,5 ou 2 milhas por dólar gasto e os cartões Bradesco visa infinite e Mastercard Black geram 2,2 milhas para cada dólar gasto.
Estes cartões poderão ser obtidos de acordo com a renda do cliente.
Uma terceira hipótese de acumulo de pontos é a compra em empresas parceiras, tais como posto de gasolina, restaurantes, empresas de telefonia, assinatura de revistas e jornais, hotéis, etc.
Em breve formularemos posts específicos para cada uma dessas formas de acúmulo de pontos.

2 comentários:

  1. como posso saber a quantidade de milhas que possuo, e como fazer para reservar passagem aerea usando essas milhas?

    ResponderExcluir
  2. Oi Valter, tudo bem? Primeiramente preciso se você está inscrito em algum programa de milhagens ou se suas milhas ainda estão no cartão de crédito. Você sabe me dizer? Cada programa de milhagem possui um procedimento específico.

    ResponderExcluir