segunda-feira, 5 de maio de 2014

COMO FECHAR UMA VIAGEM “POR CONTA PRÓPRIA”

Vivemos hoje em um mundo em que o tempo é cada vez mais escasso e talvez seja essa a principal razão pela qual a maior parte das pessoas (ainda) recorre às agências de viagem para fechar a viagem dos sonhos (ou de férias).

Outras dizem que não querem ter que se preocupar com a compra da passagem aérea, a reserva do hotel, a escolha dos passeios, etc...há ainda os indecisos...que sequer sabem os locais para onde pretendem viajar e acabam contando com a ajuda das agências de viagem para escolher o destino.

Eu não sou contra viajar com agências de viagem. Aliás, em alguns destinos onde a língua e a cultura são muito diferentes da nossa, as agências são boas opções.

Além disso, dependendo das promoções oferecidas pelas agências de viagem, pode ser uma boa opção viajar com eles.

Para as outras hipóteses, eu prefiro viajar por conta.

Aqui vão as minhas razões para essa preferência:

 1) Tempo

O tempo que possuo para viajar é escasso (na maior parte das vezes viajo em feriados prolongados e mesmo nas férias tento aproveitar ao máximo o lugar).

Por ter tão pouco tempo para viajar, costumo viajar à noite ou de madrugada, muitas vezes saindo direto do trabalho e para isso prefiro procurar (com calma) os voos que melhor atendem às minhas necessidades.

      2) Posso fechar o hotel que quiser (e couber no meu bolso)

As agências de viagem ganham boa parte do seu dinheiro em comissões pela venda de quartos em hotéis. 

Assim, quanto mais caro o hotel que for reservado para você, maior será a comissão.

      3) Passeios engessados

Gosto de explorar o local para onde viajo e, não existe nada melhor para fazer isso do que desbravar, por conta própria, o destino.

E o que devo fazer para fechar a minha viagem? Vamos por parte:

      4) A passagem aérea

A passagem aérea é um dos custos mais alto da viagem. Portanto, pesquisar é um fator importante para baratear a viagem.

Para viagens nacionais, gosto de pesquisar no site das quatro principais companhias brasileiras (Tam, Gol, Azul e Avianca) e realizar a pesquisa de preços de acordo com os horários mais convenientes para viajar. 

Como não tenho muita flexibilidade de dias e horários, a busca é bastante simples. Ao verificar qual a passagem mais barata e no horário que eu pretendo viajar, realizo a compra.

Para viagens internacionais, eu costumo iniciar a minha pesquisa no site do Submarino Viagens ou Decolar.

Os sites são bastante simples de usar.  Ao entrar no site, selecione a origem, destino, data de saída e de retorno e quantidade de passageiros. Se tiver limitação de horário para a saída, clique em “opções avançadas” e selecione os horários que você pretende viajar. É possível escolher também a classe do voo (econômica, executiva e primeira classe)

Após clicar em “procurar”, escolha os horários de partida e de retorno. Os valores que aparecem nessa página referem-se somente ao custo da passagem.

Clique em “comprar”. Na próxima tela aparecerá o valor das passagens com o valor das taxas aeroportuárias e o valor cobrado pelas intermediadoras (decolar e submarino viagens).

Costumo pegar as duas ou três companhias que estão com os melhores preços e verifico direto no site da companhia (que certamente terá um valor de passagem mais barato do que as compradas pelos sites de intermediadoras).

Antes de fechar a passagem, aproveite para verificar se a companhia participa de alguma aliança global (Star Alliance, Oneworld e Skyteam) e inclua o seu numero do cartão fidelidade referente à aliança. Se não for membro de nenhuma companhia ligada à Aliança cadastre-se. O acumulo de viagens pode render passagens prêmio no futuro.

      5) A escolha dos hotéis

Outro custo relevante em qualquer viagem é o valor pago pelos hotéis. Costumo reservar hotéis de rede que me dão uma garantia maior sobre o que esperar no destino.

Em cada viagem consulto as minhas redes favoritas de hotéis: Accor, Best Western, IHG, Hilton, Marriott e NH .

A escolha final do hotel é com base no cotejo entre qualidade, preço e proximidade do metrô (esta última variável para viagens ao exterior).

Se não tiver paciência ou tempo para verificar os hotéis em cada uma das redes, uma boa opção é entrar no site do Booking

Escolhido o hotel, não deixe de consultar os relatos de outros hospedes dos hotéis no site do TripAdvisor.

As opiniões de outros hóspedes são essenciais para a minha escolha. Às vezes escolhemos um bom hotel, com boa localização e preço, mas pelo trip advisor descubro que o hotel é muito barulhento ou sujo, por exemplo.

Se for se hospedar em algum hotel que seja de rede, cadastre-se no programa de fidelidade do hotel. Ele pode lhe render diárias grátis ou desconto em futuras estadias.

      6)  O meio de locomoção na cidade-destino

Se a viagem que estou fazendo é dentro do Brasil, eu costumo entrar em contato com algum receptivo local e fechar os passeios (quando estou muito cansado) ou alugar um carro.

Uma das empresas de receptivos que eu mais gosto é a Luck presente nas principais capitais do Nordeste. 

Na minha última viagem para Fortaleza optei pela OceanView e gostei bastante do serviço deles.

Nas viagens que estou mais animado para explorar o local, dou preferência para o aluguel de carro. As minhas favoritas para alugar carros são: Localiza, Unidas, Avis, Movida e Hertz.

Em viagens para a Europa não costumo alugar carro, por isso é tão importante estar próximo de uma estação de metrô (ou de trem).

Para deslocamento entre cidades europeias, gosto bastante de viajar de trem se o tempo de viagem for inferior a 4 horas. Praticamente todos os países europeus possuem uma empresa férrea local. Para saber qual a empresa local, você terá que pesquisar na internet o nome da companhia local. Outra opção é fechar com a Raileurope que cobre quase todos os países europeus.

Para viagens para países não europeus, uma boa opção é alugar um carro (utilize os mesmos sites das empresas acima).

Para deslocamentos superiores a quatro horas, costumo pesquisar os voos no site do decolar ou do submarino viagens, fechando as passagens direto pela companhia aérea.  

      7) Como organizar os passeios nas cidades visitadas

Esse é um ponto muito pessoal. Se você optou por contratar um receptivo, não precisará pensar muito.

Se esta não é a sua opção, pesquise bastante. A internet é uma fonte (quase) inesgotável para conhecer as cidades.

Veja qual é o seu estilo (você prefere conhecer os pontos turísticos ou não? Quer comer em  bons restaurantes ou prefere comer o mais rápido possível para aproveitar mais o resto da cidade?) e tenha uma ótima viagem.

Obs. Informo que este não é um post patrocinado. Todas as menções a empresas e sites que são feitas neste post estão baseadas em experiências próprias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário