terça-feira, 1 de setembro de 2015

MANAUS – PASSEIO PELA CIDADE

Manaus é uma cidade encantadora e cheia de gratas surpresas. Após conhecermos a exuberante natureza do local, era chegada a hora de explorar um pouco mais a cidade.
Eu já tinha traçado na minha cabeça os três lugares que gostaria de conhecer. O mercado municipal, o Teatro Amazonas e a Arena Amazonas.
Começamos o nosso passeio pelo mercado municipal que está localizado bem ao lado do porto.
 

 
O mercado foi inaugurado em 1882 e após diversas intervenções foi reinaugurado em 2013. Tenho que admitir que esperava mais do mercado que nada mais é do que um grande galpão com algumas lojas de produtos locais e outras de souvenir.

 







 
Ao lado, a parte nova do mercado nada mais é do que um grande açougue para compra de carne e peixes.






 
Na saída do Mercado, resolvemos dar uma passada no porto que foi um passeio muito mais interessante. O porto é ponto de chegada e de partida para navios e transatlânticos.




 
O comércio de passagens é feito na porta do porto e o preço é muito barato.



Tivemos a oportunidade de entrar em um desses navios que faria a travessia até Belém. Os quase 3 mil quilômetros de distancia entre as duas capitais que pode ser feita de carro em 2 ou 3 dias é feito em “5 dias e 5 noites” de navio, como os próprio embarcados me disseram. O barco não possui luxo algum. Nada de quartos ou banheiro individual, os passageiros dormem na rede e passam o tempo jogando baralho.

 


 
Na saída do porto, fomos direto ao meu destino favorito, o Teatro Amazonas. O prédio é maravilhoso! Inaugurado em 1896, o Teatro Amazonas é a principal obra arquitetônica da cidade. Além da bela fachada, a cúpula com suas mais de 36 mil peças de escamas destaca a fachada do teatro.

 


Não é necessário fazer reserva e o custo da entrada é bem baixo. O prédio possui três andares e a ostentação do teatro é o ponto mais marcante. A sala de espetáculos para 700 pessoas é maravilhosa e a acústica do salão é conhecida por ser uma das melhores do mundo.
















Faça a visita guiada. Vale muito à pena.



O nosso ultimo passeio do dia foi para a Arena Amazonas (que particularmente considero a mais bonita da copa). Também não é necessário fazer reserva e o custo, por pessoa, é de 10 reais.






A arena é maravilhosa e muito imponente. Além de acomodar muito bem os torcedores, a Arena possui uma área Vip maravilhosa. Para entender um pouco mais da Arena é imprescindível a visita guiada.





Fiquei maravilhado com o passeio pela Arena e indignado por ela ser tao mal aproveitada. Pelo que me foi dito durante a visita, a Arena dificilmente possui mais do que um evento por mês. Além disso, me informaram que a média de visitantes é de 20 pessoas por dias, inacreditável, não é?











Minha dica é que seja uma dessas vinte pessoas pois o passeio é sensacional.



Para terminar, a vista da praia de Manaus. Tá bom, Manaus não tem mar mas o Rio faz  bem as vezes do mar e a praia é muito interessante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário