domingo, 16 de fevereiro de 2014

BUDAPESTE – BASILICA DE SAO ESTEVAO, CASTELO VAJDAHUNYAD, PRAÇA DOS HEROIS, ANDRASSY

 Nosso segundo dia em Budapeste começou pelo segundo monumento que mais queríamos conhecer, a Basílica de São Estevão.




A Basílica tem 96 metros de altura, empatando com o parlamento como edifício mais alto da cidade. Sua capacidade é de 8500 pessoas sendo a principal igreja da Hungria. O seu nome foi dado em homenagem ao fundador e rei da Hungria (Szent Istvan Bazilika).
 

 É possível conhecer de graça a maior parte da igreja, no entanto, caso você tenha interesse em conhecer os tesouros da igreja é necessário pagar e fazer uma visita guiada.



Aproveitamos para subir na cúpula da igreja. Após MUITOOOSSSS degraus chegamos na cúpula e fomos agraciados com uma das mais belas vistas da cidade.



Da Basílica, seguimos para o Castelo Vajdahunyad. Estava curiosíssimo para conhecer o castelo e fiquei novamente muito impressionado.








Na verdade eu queria conhecer o castelo para ver o monumento do escritor anônimo (do livro Budapeste da Chico Buarque). Mas o castelo é muito mais do que isso. Além de um castelo (“de mentirinha”), existe um museu, uma capela, rodeado de muitas árvores, lago, é maravilhoso.



Saindo do castelo e caminhando cerca de duzentos metros à esquerda, está localizada a praça aos heróis, uma belíssima construção que em seu centro está localizado o Memorial do Milênio que homenageia os lideres das sete tribos magiares que fundaram a Hungria em 896. O memorial foi fundado em 1896. Ao lado, os belíssimos prédios do Museu de Belas Artes de Budapeste e o Palácio das Artes.




O Memorial do Milênio fica na extremidade da principal avenida da cidade, a Andrassy (que em muitos aspectos me lembrou a Champs Elisee) e que tem 2,5km de extensão.


A avenida é larga, arborizada e deliciosa para uma bela caminhada. Na avenida, entre outros prédios históricos estão localizados a Opera House de Budapeste e o Museu do Terror, prédio interessantíssimo onde os antigos membros da Gestapo se encontravam em Budapeste além das principais marcas de roupa e acessórios, como Louis Vitton, Armani, Gucci, Dolce & Gabanna.



A Opera House é o principal centro cultural de Budapeste e onde se realizam as principais peças de ópera e balé do país. O seu interior é riquíssimo (no luxo e nos detalhes). O acesso para a Casa de Opera é feito somente com visitas guiadas que acontecem às 15h e 16h





O Museu do Terror foi um dos passeios que achamos mais interessante durante a nossa visita. Antiga sede do Gestapo na Hungria, o local possui diversos objetos e relatos de Hungaros que sofreram durante a ocupação alemã de Hitler. Tanques de guerra, peças para tortura, vídeos e sons marcam esse museu.



Nenhum comentário:

Postar um comentário