quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

BUDAPESTE – PARLAMENTO, PONTE DAS CORRENTES E SHOES ON THE DANUBE


Como não podia deixar de ser, o primeiro lugar que visitamos em Budapeste foi o Parlamento. A estação Kossut, na linha M2 do metrô para literalmente ao lado do Parlamento, que é uma obra suntuosa! Não é por outra razão que o Parlamento é o principal ponto turístico de Budapeste. Você não precisa nem entrar se não conseguir, a vista do Parlamento já vale o passeio.  Mas é claro que queríamos entrar e fizemos de tudo para isso. O problema é que a regra para venda das entradas não é muito claro e por mais que tenhamos ido em horários e dias distintos, a resposta era sempre a mesma, que os ingressos estavam esgotados. A sugestão do próprio guarda do Parlamento foi que procurássemos alguma agência local para a compra dos bilhetes.



Se o edifício já é bonito durante o dia, ele fica ainda melhor à noite. Esse foi o ponto alto de toda a nossa viagem. Ficamos apreciando o cair da noite e vendo as luzes do parlamento se acendendo. Foi um dos lugares mais lindos que já vimos.





Continuando a caminhada pelo Rio Danúbio nos deparamos com a Ponte das Correntes, mais bonita das sete pontes que liga Buda a Peste. Apesar de ter sido praticamente toda destruída durante a segunda guerra mundial, a ponte foi reconstruída e inaugurada novamente em 1949.





Seguindo pela margem do danubio, do mesmo lado do parlamento passamos pelo momento “shoes on the danube” onde a réplica de diversos sapatos chumbados estão no chão. Esses 60 pares de sapatos representam um triste episódio de Budapeste quando pessoas foram assassinadas na margem do danubio e seus corpos arremessados no rio.




Esses três passeios ficam geograficamente perto um dos outros de modo que a melhor forma de conhecer esses pontos turísticos é caminhando.  Se você tiver tempo, faça isso também. Budapeste possui diversas jóias que só serão conhecidas com uma bela caminhada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário