sábado, 1 de fevereiro de 2014

PRAGA – IGREJAS DE SÃO NICOLAU E DO MENINO JESUS DE PRAGA


Praga possui igrejas belíssimas!


Por uma questão de logística as duas primeiras que visitamos foram as duas que mais estávamos ansiosos para ver. A Igreja de São Nicolau e a de Menino Jesus (de Praga).



Para chegar nas igrejas e caso não esteja hospedado na região de Mala Strana. Pegue o metrô e desça em uma dessas duas estações  Staroměstská e Malostranská. O centro de Praga é pequeno e perfeito para andar a pé. Se perca nas ruas charmosas dessa cidade deslumbrante.

A igreja de São Nicolau fica a um quarteirão da Ponte Carlos, assim, tão logo saímos da ponte, fomos direto para a igreja.

A Igreja de São Nicolau era a igreja paroquial de Praga até a construção da Igreja de Tyn. A Igreja foi construída no Século XVII e reconstruída no estilo barroco durante o século XVIII.

Antes da visita na igreja propriamente dita, nós subimos na torre lateral e não nos arrependemos. No meu ponto de vista essa é a melhor vista da cidade! Apesar de cansados ficamos abobados com a beleza e romantismo da cidade.


 escadaria para chegar ao topo da torre
 vista do topo da torre





Em seguida, fomos direto para a igreja que é belíssima! É possível ter uma noção da beleza pelas fotos...



Na rua lateral da Igreja de São Nicolau, andando por mais ou menos 4 quarteirões está a igreja de Menino Jesus (de Praga). Eu tenho uma relação sentimental por essa igreja pois era essa igreja que eu frequentava quando era criança em São José do Rio Preto.

esqueça tentar entender as placas, um bom mapa será essencial na sua visita 

Importante mencionar que o nome da Igreja não é menino jesus de praga e sim Igreja de Nossa Senhora Vitoriosa e dentro dela encontra-se a famosa imagem do menino jesus.


Acredita-se que esta imagem tenha sido esculpida em Cordoba, na Espanha e foi dada de presente de casamento para a nobreza tcheca até ser entregue para a devoção em Praga.

A igreja é simples, porém muito bem decorada. Dentro da igreja há inclusive uma imagem de Nossa Senhora (de Aparecida) doada pelo cônsul brasileiro em Praga. É possível comprar imagens do Menino Jesus dentro da igreja ou nas lojas localizadas nos seus arredores.



A estatueta de apenas 47 cms e com base de madeira é uma das mais adoradas da igreja católica e acredita-se que diversas graças e milagres foram alcançadas por orações para ela. Milhares de fieis vão anualmente para Praga agradecer as graças alcançadas.

menino jesus de Praga 
imagem de Nossa Senhora entregue a igreja pelo Consul brasileiro na República Tcheca

Nenhum comentário:

Postar um comentário